Comprar um veículo 0 km pelado ou um usado completão?

Comprar um veículo 0 km pelado ou um usado completão? A dúvida entre comprar um modelo novinho, mas sem tantos itens de série e ou um usado completo é frequente entre os consumidores. 

Ambas as opções têm suas vantagens e desvantagens, e a melhor escolha vai depender das suas prioridades. Nós do Garagem360 tentamos desvendar essa dúvida. Acompanhe!

Comprar um veículo 0 km pelado ou um usado completão? Foto: Divulgação
Comprar um veículo 0 km pelado ou um usado completão? Foto: Divulgação

 

Comprar um veículo 0 km pelado ou um usado completão?

Primeiro vamos falar das vantagens e desvantagens do veículo 0 km pelado:

Vantagens de comprar carro 0 km

  • Quilometragem zero –  o carro é novo, andou só o caminho até o caminhão cegonha. Sem histórico de uso ou desgaste. É seu para fazer o que quiser com ele. 
  • Garantia de fábrica – dependendo da marca e modelo, a garantia supera os 5 anos para câmbio, motor, entre outros defeitos de fabricação. 
  • Tecnologia mais nova – a maioria dos carro 0 km no país apresentam recursos e tecnologias mais recentes disponíveis no mercado brasileiro. Se este ponto for relevante, opte por um 0 km. 
  • Personalização – além da opção de cor, você também pode escolher alguns opcionais na concessionária. 

Desvantagens de comprar carro 0 km

  • Preço mais alto – carros 0 km são geralmente mais caros do que os usados com o mesmo nível de equipamento. 
  • Desvalorização imediata – já ouviu aquela expressão “saiu da loja perdeu o preço?”. Pois é, ela existe e o seu carro perde valor significativo assim que sai da concessionária. Além disso, a depreciação é maior nos primeiros anos. 
  • Falta de opcionais – carros 0 km pelados podem não ter alguns opcionais que você considera importantes. 

Por exemplo, o Chevrolet Onix de entrada não vem com vidros elétricos nas portas traseiras, alarme antifurto, câmera de ré, banco do motorista com ajuste de altura, ajuste elétrico dos retrovisores, entre outros itens que já estão presentes na versão LT (um nível acima). 

Carro usado completo

Agora o usado/ seminovo completo

Vantagens de comprar carro usado

  • Preço mais baixo – carros usados são geralmente mais baratos do que um 0 km com o mesmo nível de equipamento.
  • Menor desvalorização – como o usado já saiu da loja faz tempo, sua desvalorização inicial já foi absorvida pelo primeiro dono. 
  • Mais opcionais – carros usados completos têm mais opcionais que o zero km pelado. Lembra do Onix 0 km? Você pode encontrar uma versão mais antiga com mais itens de série que vão te oferecer mais conforto e segurança. 
  • Menor custo de manutenção – se as revisões obrigatórias já passaram, você pode recorrer a outro estabelecimento que não a autorizada para fazer a manutenção, o que pode reduzir seus custos. 
Ao comprar um carro usado, faça a inspeção - Foto: Freepik
Ao comprar um carro usado, faça a inspeção – Foto: Freepik

Leia também:

Saiba como a inspeção técnica de segurança veicular garante mais segurança no trânsito. 

Desvantagens e comprar carro usado

  • Quilometragem mais alta – o carro pode ter um histórico de uso e desgaste, o que é normal com modelos usados. Ainda assim, você pode escolher um pouco rodado e com um antigo dono que cuidou do seu bem. 
  • Garantia limitada – a garantia de fábrica pode ter expirado ou estar próxima do fim. 
  • Risco de problemas – há um risco maior de encontrar problemas com um carro usado em relação a um 0 km, especialmente se não for bem inspecionado. A dica é sempre buscar uma boa avaliação antes de fechar negócio. 

No fim, a escolha vai depender das suas necessidades, prioridades e orçamento. Se você valoriza ter um carro novo com garantia de fábrica e mais moderno, um carro 0 km pelado pode ser a melhor opção. 

Agora, se você está procurando um veículo completo, com bom custo benefício e está preparado para lidar com pontos como quilometragem, um carro usado mais equipado pode ser a escolha ideal. 

Dicas para comprar um carro novo e usado

Comprar um carro novo não tem muito segredo. Você escolhe o modelo que mais interessa, pesquisa o preço no site e na concessionária, assim como as condições de compra, que podem mudar de acordo com o canal de compra. 

Aqui o que vai mandar é seu poder de negociação, principalmente para o pagamento à vista. Peça ao vendedor condições melhores, brindes, opcionais, enfim. Use todo o seu poder de barganha. 

Agora, um carro usado exige mais do comprador. Além da negociação entra também a parte da inspeção mecânica, que precisa ser feita por um profissional de sua confiança. 

Verifique também o histórico do veículo em sites especializados. A intenção é saber se há sinistro, multas, ordem de busca e apreensão, entre outros problemas.

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar