7 dicas para fazer o melhor negócio ao comprar um carro – novo ou usado

Pesquisar os preços de um carro antes mesmo de visitar concessionárias é uma cena comum para quem quer comprar um veículo novo ou usado.

Pesquisar os preços de um carro antes mesmo de visitar concessionárias é uma cena comum para quem quer comprar um veículo novo ou usado. O Garagem360 e a KBB Brasil, empresa voltada à precificação de automóveis, reuniram sete dicas para se atentar na troca do carro.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

Dicas para se atentar na troca do carro

1 – Estar bem informado

Ter conhecimento sobre as características, especificações técnicas, bem como outros adicionais do veículo que deseja, torna possível a negociação de modelos diferentes com o mesmo benefício, e até mais baratos.

LEIA MAIS: Vai vender ou trocar de carro? Confira dicas para valorizar seu usado
Existe hora certa para trocar de carro?

2 – Pesquisar

Com uma pesquisa completa, busque diferente oportunidades com mais de um vendedor ou loja, assim, é possível encontrar aquele que estará disposto a superar a melhor oferta.

Antes de iniciar a negociação, você pode conferir o preço que está sendo praticado no mercado para os modelos de sua preferência.

3 – Entregar o carro usado na troca ou não

Esse ponto depende muito da urgência que o vendedor do carro tem na troca ou para ter liquidez. Se for esse o caso, a venda para uma loja pode ser uma boa opção. De toda forma, como as lojas têm custos com a manutenção e garantia do veículo que está à venda e outros como impostos, em geral os valores pagos por revendas tende a ser menores que na venda por particulares.

Em contrapartida, o consumidor pode se sentir mais seguro por conta da garantia e saber que as manutenções foram realizadas. Ao revender o carro com o serviço de uma loja, esteja atento a baixa do valor, pois os vendedores descontam todas as taxas e gastos, como luz, espaço e serviço do profissional. Então, muitas vezes o preço cai mais do que o esperado. A dica é vender o seu carro primeiro, assim terá mais tempo para aceitar a melhor oferta.

4 – Ouça a opinião do vendedor

É sempre bom ouvir o vendedor. Unindo seu conhecimento da sua pesquisa à experiência do profissional, a chance de conseguir um melhor preço é maior. Já que ao propor um modelo, poderá haver uma contraproposta com outro modelo que tem o mesmo, ou até mesmo um custo benefício mais baixo.

5 – Saiba quanto de dinheiro pretende gastar

Uma vez que você pesquisou e sabe os preços de veículos aplicados no mercado, seja em vendas particulares ou por meio de revendedoras, é possível definir um valor médio que poderá gastar na compra de um automóvel. Isso pode ajudar a direcionar os esforços de procura por um veículo e agilizar a decisão de compra.

6 – Financiamentos

Não é segredo nenhum: quanto mais longo for o financiamento, mais juros você terá de pagar. Mesmo que o parcelamento, muitas vezes, seja a única opção, é possível que os prazos sejam muito afastados para tornar as prestações mensais atrativas, mas também pode encarecer com os juros.

A dica é pesquisar todas as modalidades de financiamento, com o banco e com cooperativas de crédito, para assim conseguir os juros mais baixos possíveis. Outra dica de ouro é fazer as contas para ver se o preço final não excede muito o preço à vista.

7 – Melhores negócios na web

A pesquisa pela compra em sites de vendedores diretos, ou até mesmo em classificados torna-se mais fácil, pois é possível identificar os melhores negócios. Além de que na internet também é possível encontrar oportunidades em lugares um pouco mais longe, que a viagem talvez valha o desconto.

Escrito por

Erica Franco

wpDiscuz
Sair da versão mobile