Quer comprar um carro? Veja qual o custo de mantê-lo

Um veículo tem diversos gastos, além do combustível e das prestações. Então, antes de comprar um carro, veja se você tem condições financeiras para mantê-lo

Para as pessoas que desejam comprar um carro é necessário considerar o custo de mantê-lo, para ver se suas condições financeiras são o suficiente. Além das prestações e do combustível, o veículo ainda tem diversas despesas básicas, como seguro, manutenção, IPVA, licenciamento, lavagens e, até mesmo, possíveis multas.

LEIA MAIS: 15 dicas para comprar e vender carros pela OLX
Veja dicas para comprar um carro recuperado de financeira

Quem já possui um carro quitado, só deve tirar dessa lista as prestações. Mesmo assim, verá que a despesa total chegará, em média, a 2% do valor do carro. Dessa forma, a manutenção de um veículo de 20 mil reais, por exemplo, tem um custo de aproximadamente 400 reais mensais.

Enfim, ter ou não um carro é escolha de cada um, mas é preciso levar em conta a real necessidade e a capacidade de arcar com os custos mensalmente, algo que, na maioria das vezes, não é considerado pelos compradores.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

Quer comprar um carro? Saiba se tem condições financeiras

Antes de adquirir o veículo, é necessário analisar a sua condição financeira. Os que se encontram endividados  devem evitar ao máximo comprar um veículo, pois o importante, nesse momento, é quitar as dívidas e não entrar em mais uma. Se possuir um carro for uma vontade grande, ele deve entrar na lista dos sonhos, a ser adquirido no médio ou longo prazo.

As pessoas equilibradas financeiramente, por sua vez, apesar de estarem em uma posição mais confortável, ainda precisam estar atentas. Basta um descuido e elas passam facilmente para a lista dos endividados. Por isso, o consumidor deve avaliar se a aquisição de um novo veículo já estava no planejamento. Se sim, é hora de pesquisar com calma e paciência todas as opções de carro que agrada, avaliando pontos fortes e fracos. De qualquer forma, é essencial refletir sobre a real necessidade da compra e analisar as finanças.

As pessoas que desejam investir em um segundo carro, devem avaliar as vantagens e desvantagens da compra. Já que adquirir um automóvel não é investimento – já que, logo que sai da concessionária, o carro sofre, em média, 10% de desvalorização.

Carros usados por menos de R$ 25 mil

Escrito por

Beatriz Ceschim

wpDiscuz
Sair da versão mobile