Comprar ou não o Toyota Corolla Cross XRE Flex? Veja motivos

No ano passado, a Toyota oficializou a sua entrada no mundo dos SUVs médios. Ela lançou aqui no Brasil o inédito Corolla Cross com intuito de concorrer com o Jeep Compass. Sua linha é formada por cinco versões diferentes. O Toyota Corolla Cross XRE Flex é a intermediária entre os modelos a combustão. Mas quais são seus pontos positivos? E seus negativos?

Toyota Corolla Cross XRE Flex 
Veja todos os detalhes do Toyota Corolla Cross XRE Flex (Foto: Divulgação/Toyota)

Veja os pontos positivos e os pontos negativos do Toyota Corolla Cross XRE Flex

Não foi só a oferta de SUV’s compactos que cresceu recentemente. Nos últimos anos, vimos a chegada de diversos modelos na categoria dos SUVs médios. E um deles foi o Toyota Corolla Cross. Este modelo, que é produzido sobre a plataforma TNGA-C, vem tendo um desempenho muito bom no mercado.

O carro já teve 10.584 unidades vendidas neste ano (do começo de janeiro ao fim de março). Atualmente, ele está sendo oferecido em duas opções de motorização. Ao todo, são três modelos totalmente movidos a combustão e dois híbridos-flex. Hoje, iremos falar do Toyota Corolla Cross XRE Flex. Este modelo está custando a partir de R$ 170.250.

VEJA TAMBÉM

Depois do lançamento da versão GR-Sport, esta se tornou a versão intermediária daqueles que usam o motor 2.0L 16V Flex de 177 cavalos. E o que ele oferece de interessante? Quais são seus pontos fracos? Veja aqui tudo sobre o modelo.

Pontos positivos

Consumo

Toyota Corolla Cross XRE Flex 
Toyota Corolla Cross (Foto: Divulgação/Toyota)

Primeiramente, falaremos sobre o consumo deste veículo. Este é um quesito bastante importante na hora de decidir com um carro. Do mesmo modo que as versões híbridas, o Toyota Corolla Cross XRE oferece um bom consumo. Segundo dados do Inmetro, o modelo pode fazer 11,5 km/l (gasolina) e 8 km/l (etanol) na cidade.

Enquanto isso, na rodovia, o carro faz 12,8 km/l (gasolina) e 9 km/l (etanol). Estes números são melhores que os registrados pelo Jeep Compass Longitude, por exemplo. Este faz 10,3 km/l (gasolina) e 7,1 km/l (etanol) em trechos urbanos. Além de 11,9 km/l (gasolina) 8,6 km/l (etanol).

Equipamentos de série

Toyota Corolla Cross (Foto: Divulgação/Toyota)

Um outro ponto do Corolla Cross XRE que pode agradar é o seu pacote de equipamentos. Ainda mais quando falamos daqueles itens que aumentam o conforto. Destaque para o painel de instrumentos digital de sete polegadas e o ar-condicionado digital automático. E tem mais.

O carro ainda vem com banco do motorista com regulagem para seis ajustes, central multimídia, acabamento interno com partes revestidas em couro (e material sintético preto), sistema Smart Entry, espelho retrovisor interno com antiofuscamento eletrocrômico, volante com controles de áudio, computador de bordo e funções TSS.

Segurança

Como vimos acima, o Corolla Cross XRE traz um bom pacote de equipamentos de conforto. Mas o carro também se destaca por conta de seus equipamentos de segurança. O grande destaque aqui é o pacote Toyota Safety Sense (TSS). Ele inclui uma série de equipamentos interessantes.

Estamos falando Sistema De Pré-Colisão Frontal (PCS), do Sistema de Assistência de Permanência em Faixa (com função de Alerta de Mudança de Faixa), dos Faróis altos automáticos e do Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC). Sem falar dos sete airbags, do alerta de ponto cego, controle eletrônico de estabilidade e entre outros.

Pontos negativos

Desempenho

Toyota Corolla Cross (Foto: Divulgação/Toyota)

Agora falaremos dos pontos negativos do carro. Um deles é o desempenho do motor 2.0L Dual VVT-iE 16V DOHC Flex. Este pode produzir uma potência máxima de 177 cv e um torque máximo de 21,4 kgfm. Ele está acoplado a uma transmissão automática do tipo CVT (modo sequencial de dez velocidades).

Este motor é bom. Mas é menos potente que a de outros carros da mesma categoria. O motor 1.3 Turbo Flex do Jeep Compass pode render 185 cv de potência e 270 Nm de torque.

Espaço interno e porta-malas

Toyota Corolla Cross (Foto: Divulgação/Toyota)

Falaremos agora do espaço interno do Toyota Corolla Cross XRE. Este poderia ser muito bem um ponto positivo. Afinal, ele tem um entre-eixos que mede 2.640 mm. Este número é um pouco maior que o entre-eixos do Compass, por exemplo (2.636 mm). No entanto, ele ainda fica atrás de um outro carro: o VW Taos.

Este possui um entre-eixos (2.680 mm). O mesmo acontece quando comparamos com o Caoa Tiggo 7 Pro (2.670 mm). Além disso, o entre-eixos do Corolla sedã também é maior (2.700mm).

Por fim, falaremos do porta-malas. O bagageiro do SUV médio japonês tem espaço para 440 litros. Aqui ele também vence o Compass (410 litros). No entanto, também fica atrás do carro da VW (498 litros), do seu irmão sedã (470 litros) e do veículo produzido pela Caoa Chery (475 litros).

É uma boa compra?

Toyota Corolla Cross XRE Flex 
Toyota Corolla Cross (Foto: Divulgação/Toyota)

Assim sendo, o Toyota Corolla Cross XRE Flex pode ser uma boa compra. Ainda mais se você busca um SUV médio que possui um bom consumo e traz uma lista de equipamentos interessante.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar