Comprar carro usado: revenda, concessionária ou direto com proprietário?
Veja as opções disponíveis para comprar um carro usado atualmente. Além disso, confira quais cuidados tomar na hora de adquirir um modelo.
Com o alto preço dos carros zero quilômetro, a procura por um modelo usado ou seminovo cresceu nos últimos meses. No entanto, é preciso entender as reais opções do mercado. Dessa forma, veja as possibilidades para comprar carro usado.
Vai comprar carro usado? Veja as possibilidades e entenda o mercado atual
Com o alto preço dos carros usados, bem como com a escassez de produtos disponíveis, houve uma maior procura por carros usados e seminovos no mercado nacional nos últimos meses.
Para método de comparação de acordo com a Fenauto, a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores, houve uma melhoria de 29,6% em relação ao registrado em fevereiro.
No total, foram 1.086.602 veículos comercializados no último mês, contra 838.162 em fevereiro.
A entidade informou que, embora a média diária de vendas registrada em 2022 ainda esteja um pouco abaixo da realizada no ano passado (-8,2%), o setor está se aproximando do volume realizado em anos anteriores.
Segundo o presidente da Federação, Enilson Sales, “o setor ainda está em um processo de acomodação em função de vários fatores como o aumento da taxa de juros.
O crédito mais restrito por parte dos agentes financiadores, oscilação na regularização de veículos zero e uma maior cautela do consumidor em compras de alto valor.
Acreditamos que teremos ainda, até o começo do segundo semestre, alguns movimentos variáveis nas vendas.”
Optar por concessionárias, revendas ou vendedor particular?
Dito isso, é preciso entender quais as opções disponíveis na hora de ir atrás de um veículo. Nesse caso, as mais comuns são as três citadas acima.
No caso do vendedor particular, o comprador pode entrar em contado direto com o mesmo, bem como ter o intermédio de plataformas de compra e venda.
Já as revendedoras, compram os carros dos proprietários particulares e repassam os mesmos. Dessa forma, a vantagem é comprar o produto de uma empresa credenciada e com experiência de mercado.
Ainda há a opção de adquirir carros seminovos direto de concessionárias especializadas no setor automotivo, onde a procedência do veículo também é mais garantida.
Os cuidados que devem ser levados em consideração
Não importa a opção escolhida pelo interessado, o novo comprador deve tomar alguns cuidados, ainda mais quando se trata de carro usado.
Antes de fechar qualquer tipo de contrato, é expressamente importante verificar a procedência da revendedora e concessionária para não cair em golpes ou ser enganado em determinada situação. No caso de vendedores particulares a cautela deve ser ainda maior.
Sobre os veículos, o recomendado é realizar uma revisão completa para verificar as reais condições do carro. Nesse caso, o indicado é levar o modelo em um mecânico de confiança para verificar toda a mecânica.
Além disso, faça pesquisas sobre possíveis pendencias de dívidas e restrição de documentação.
Por fim, evite contratos e afirmações boca a boca, no caso de vendedores particulares. Formalize todas as questões estabelecidas, como preço por exemplo, em contrato, para que não haja desentendimentos posteriores.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.