Comprar carro usado: revenda, concessionária ou direto com proprietário?

Feirão de Autos 2022 online é oportunidade para fazer bons negócios
Foto: Freepik
publicidade

Com o alto preço dos carros zero quilômetro, a procura por um modelo usado ou seminovo cresceu nos últimos meses. No entanto, é preciso entender as reais opções do mercado. Dessa forma, veja as possibilidades para comprar carro usado.

Veja as opções disponíveis para comprar carro usado
Veja as opções disponíveis para comprar carro usado (Foto: Pixabay)
publicidade

Vai comprar carro usado? Veja as possibilidades e entenda o mercado atual

Com o alto preço dos carros usados, bem como com a escassez de produtos disponíveis, houve uma maior procura por carros usados e seminovos no mercado nacional nos últimos meses.

Para método de comparação de acordo com a Fenauto, a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores, houve uma melhoria de 29,6% em relação ao registrado em fevereiro.

VEJA TAMBÉM

No total, foram 1.086.602 veículos comercializados no último mês, contra 838.162 em fevereiro.

publicidade

A entidade informou que, embora a média diária de vendas registrada em 2022 ainda esteja um pouco abaixo da realizada no ano passado (-8,2%), o setor está se aproximando do volume realizado em anos anteriores.

Segundo o presidente da Federação, Enilson Sales, “o setor ainda está em um processo de acomodação em função de vários fatores como o aumento da taxa de juros.

O crédito mais restrito por parte dos agentes financiadores, oscilação na regularização de veículos zero e uma maior cautela do consumidor em compras de alto valor.

Acreditamos que teremos ainda, até o começo do segundo semestre, alguns movimentos variáveis nas vendas.”

publicidade

Optar por concessionárias, revendas ou vendedor particular?

Dito isso, é preciso entender quais as opções disponíveis na hora de ir atrás de um veículo. Nesse caso, as mais comuns são as três citadas acima.

No caso do vendedor particular, o comprador pode entrar em contado direto com o mesmo, bem como ter o intermédio de plataformas de compra e venda.

Já as revendedoras, compram os carros dos proprietários particulares e repassam os mesmos. Dessa forma, a vantagem é comprar o produto de uma empresa credenciada e com experiência de mercado.

publicidade

Ainda há a opção de adquirir carros seminovos direto de concessionárias especializadas no setor automotivo, onde a procedência do veículo também é mais garantida.

cropped-Vale-a-pena-alugar-ou-comprar-um-carro-Fizemos-as-contas.jpg
Revendas e concessionárias podem ser opções mais seguras (Foto: (Ilustrativa)

Os cuidados que devem ser levados em consideração

Não importa a opção escolhida pelo interessado, o novo comprador deve tomar alguns cuidados, ainda mais quando se trata de carro usado.

publicidade

Antes de fechar qualquer tipo de contrato, é expressamente importante verificar a procedência da revendedora e concessionária para não cair em golpes ou ser enganado em determinada situação. No caso de vendedores particulares a cautela deve ser ainda maior.

Sobre os veículos, o recomendado é realizar uma revisão completa para verificar as reais condições do carro. Nesse caso, o indicado é levar o modelo em um mecânico de confiança para verificar toda a mecânica.

Além disso, faça pesquisas sobre possíveis pendencias de dívidas e restrição de documentação.

publicidade

Por fim, evite contratos e afirmações boca a boca, no caso de vendedores particulares. Formalize todas as questões estabelecidas, como preço por exemplo, em contrato, para que não haja desentendimentos posteriores.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Veja as opções disponíveis para comprar carro usado
Sempre exija inspeção prévia (Foto: Pixabay)

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

publicidade
Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar