Comprar carro pela internet ou em leilão é seguro? Saiba agora!
Hoje em dia, muita gente acha mais fácil encontrar um carro pela internet ou em leilão. Mas é sempre importante tomar certos cuidados com golpes.
Já faz muito tempo que os jeitos tradicionais de se comprar um veículo deixaram de ser as únicas. Hoje em dia, muita gente acha mais fácil encontrar um carro pela internet ou em leilão. Mas é sempre importante tomar certos cuidados com golpes.
Comprar carro pela internet ou em leilão é seguro? Saiba agora!
E esta modalidade aumentou bastante neste últimos meses. Ainda mais por conta da pandemia. Esse aumento pode ser creditado em outro crescimento: da venda carros usados. Na plataforma OLX, por exemplo, a comercialização cresceu 33% no primeiro semestre deste ano.
Apesar de toda a comunidade que o serviço oferece, muitas pessoas ainda são vitimas de golpes. E você pode evitá-los com ações simples. De acordo com a Super Visão Vistorias Automotivas, um dos primeiros passos é fazer um levantamento de informações sobre a loja. Esta é uma dica que é pode ser válida para vários tipos de compras online. É sempre importante saber se a loja tem uma boa reputação.
Outro tópico importante dentro deste passo é consultar o CNPJ. Esta verificação é importante para saber se ele é verídico e a companhia existe. É sempre bom saber se ela é confiável.
Mas não pense que parou por aí. O interessado em comprar o veículo deve prestar a atenção no anúncio. Isso significa que você precisa verificar se as informações contidas na página batem com as fotos publicadas.
A própria internet pode ser uma boa fonte de informações. Vários sites possuem informações de fábrica. Sem falar que pode útil no tópico anterior. O site Reclame Aqui pode ser consultado para saber a reputação. Ele costuma mostrar vários comentários de clientes anteriores.
No caso de leilões, fique atentos ao edital. Ele possui praticamente todos os detalhes que você precisa saber.
Manutenção
Agora, que você já descobriu que a loja (ou a casa de leilões) é confiável e todas as informações estão corretas, chegou a hora de conhecer o veículo pessoalmente. Isso porque você pode conhecer melhor o veículo e perceber seus possíveis problemas.
E como o conjunto mecânico é o coração do veículo, ele precisa ser priorizado. Se puder, faça um test-drive. É sempre bom poder sentir o veículo e prestar a atenção em possíveis barulhos. Tanto em compras pela internet quanto em leilões, é sempre bom levar um mecânico de confiança, caso você não se sinta seguro.
Um documento bastante importante é o laudo de vistoria automotiva. Várias empresas terceirizadas ou idôneas oferecem o serviço de vistoria. Ele é responsável por mostrar o verdadeiro estado do carro. Para chegar ao resultado, será feito um serviço muito parecido com as revisões. Você pode levar o carro desejado até a empresa ou o especialista irá até ele.
Os analistas responsáveis pelo serviço irão verificar:
- Chassi
- Motor
- Câmbio
- Vidros
- Freios
- Funilaria
- E entre outras partes
A situação documental também é vista durante o processo. Com o laudo em mãos, o comprador pode seguir em frente com a compra. Isso dá uma certeza maior que ele não terá muitas dores de cabeça no futuro.
(Com informações de Mobi Auto e Revista Auto Esporte)
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.