Componentes automotivos que podem sumir; saiba quais itens estão no “fim dos tempos”

Veja alguns componentes automotivos que devem cair em desuso com o passar dos anos no mercado nacional, veja a lista.

Com o passar dos anos, é comum que haja atualizações nos veículos. Tais modificações são responsáveis por alterar o cenário de forma geral. Dessa forma, veja alguns exemplos de componentes automotivos que simplesmente deixarão de existir, ou serão minoria, nos próximos anos.

É hora do adeus? Veja alguns componentes automotivos que devem dispensados com o tempo

A evolução tecnológico, bem como o novo gosto do consumidor, novas regras de segurança e demais fatores são responsáveis por atualizar o cenário automotivo. Dessa forma, é cada vez mais comum se deparar com lançamentos de modelos e marcas diferentes com determinadas características bem semelhantes entre si.

No entanto, ao mesmo tempo que há a introdução de novos itens, sejam eles de segurança, conforto, tecnologia ou simplesmente design, também há o fim de vida de alguns deles, justamente para que o modelo se adapte ao atual cenário, veja alguns exemplos.

Carros com carrocerias compactas e sem o perfil de SUV

O primeiro item da lista são os modelos de menor porte e que não possuem o visual que ao menos se assemelha aos SUVs. Os utilitários esportivos têm caído  no gosto do consumidor brasileiro e cada vez mais, assumem posições de liderança entre os mais vendidos.

Dessa forma, até mesmo os veículos de outras categorias pegam emprestado essa tal identidade, com linhas dinâmicas que realçam algum traço esportivo.

Carros sem o perfil de SUV estão na lista (Foto: Divulgação)

Transmissão manual

Outro item que cairá em desuso, ou ao menos será minoria entre os futuros lançamentos é a transmissão manual. Atualmente, até os veículos dito mais simples contam com versões dotadas de câmbio automático, seja ele CVT, ou não.

Nesse caso, o uso mais confortável da transmissão automática, principalmente durante o dia a dia e o vai e para do trânsito é um dos responsáveis por fazer com que o novo perfil de consumidor dê predileção ao conforto.

Transmissão manual deverá ser exclusiva de carros esportivos (Foto: Pixabay)

Painel analógico

Também deve ser incluído na lista os carros com painel de controle analógico. Com a introdução constante de novos assistentes de condução, onde as montadoras visam um maior nível de condução autônoma, o painel digital se torna essencial para maior comunicação com o motorista.

Dessa forma, os carros mais simples com painel de controle analógico também entram na lista de componentes automotivos que estão com os dias contados.

Painel analógico deverá ser substituído por modelos digitais (Foto: Pixabay)

Motores de alta cilindrada e aspirados

Outro fator que já é comprovado no cenário atual é a extinção de motores aspirados de alta cilindrada. A tendência é o maior uso de propulsores menores, no entanto, com a adoção de turbos responsáveis por fazer com que os veículos atinjam o maior nível de torque e potência.

Uma das justificativas para a mudança são os novos níveis de poluentes permitidos, bem como a intenção de desenvolver carros mais econômicos em relação ao consumo de combustível.

Motores de alta cilindrada também deverão ser exceção (Foto: Pixabay)

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile