Compass superou o Creta entre os mais vendidos, mas qual SUV é o melhor?
Dados da Fenabrave mostram que o SUV mais vendido de 2023 é o Jeep Compass, que superou o Hyundai Creta. Veja a comparação entre os dois:
Dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) mostram que o utilitário esportivo mais vendido de 2023 é o Jeep Compass, que superou o Hyundai Creta. No entanto, fica a dúvida, qual SUV é o melhor?
Jeep Compass é o SUV mais vendido de 2023
A Fenabrave divulgou recentemente os números de carros vendidos até março de 2023. Os dados mostram que o Jeep Compass superou o Hyundai Creta neste mês e se tornou o mais vendido do ano até o momento.
De acordo com a divulgação, o Compass teve 6.988 unidades comercializadas em março. No acumulado de 2023 foram 15.556 novos emplacamentos.
Já o Hyundai Creta teve 5.851 veículos vendidos no mesmo mês, alcançando 15.424 unidades novas comercializadas em 2023, sendo superado por pouco pelo rival.
Juntos, os dois contam com 19,11% da participação nas vendas do mercado de utilitários esportivos brasileiros. Sendo assim, a comparação entre os dois modelos é inevitável.
Por isso, o Garagem360 traz nesta matéria uma comparação entre eles. Vamos trazer motorização e principais itens de série. Para ser mais justo no comparativo, destacamos duas versões parecidas.
Pelo lado do Hyundai Creta, vamos trazer o modelo de topo, o Ultimate 2023 (não escolhemos o Night Edition por ser uma edição especial e limitada). Enquanto a versão escolhida do Jeep Compass é a versão de topo com motorização flex, a Série S 2023.
Para ver os detalhes de todas as versões do Hyundai Creta e do Jeep Compass, acesse a ficha técnica do Garagem360 sobre cada veículo e confira tudo o que você precisa saber de cada modelo.
Equipamentos do Creta Ultimate e do Compass Série S
Começamos pelos equipamentos de série disponíveis para cada modelo. O Jeep Compass Série S tem rodas de liga leve de 19 polegadas com pneus de tamanho 235/45 e o Hyundai Creta Ultimate também possui rodas de liga leve, mas de 18 polegadas com pneus de 215/55.
Na parte interna, as duas versões contam com bancos de couro, volante multifuncional, carregador de celular por indução, sistema start-stop, teto panorâmico e ar-condicionado automático com saída de ar para o banco traseiro.
A central multimídia do Compass Série S possui tela de 10,1 polegadas, enquanto a do Ultimate é de 8 polegadas. As duas contam com espelhamento sem fio via Android Auto e Apple CarPlay. Além disso, os dois modelos possuem painel de instrumentos de 7 polegadas.
Ainda na parte interna, o modelo da Jeep traz banco do motorista e do passageiro com ajuste elétrico. Enquanto a versão da Hyundai conta com sistema de ventilação no assento do condutor.
Além disso, o Compass Série S também tem roteador Wi-Fi, sistema de som premium, reconhecimento de placas de trânsito, retrovisor interno fotocrômico, apoio de braço central no banco traseiro e purificador de ar, equipamentos em falta no Ultimate.
Pacote de segurança do Creta e do Compass
Em relação à segurança, os veículos têm em comum airbags frontais, laterais e de cortina, câmera de ré, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, Isofix e monitoramento da pressão dos pneus.
A lista inclui sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, indicador de fadiga do motorista, alerta de mudança de faixa, colisão frontal e ponto cego, frenagem automática de emergência e freio de estacionamento elétrico.
As únicas diferenças nos itens de proteção de cada modelo estão na adição de alerta de tráfego cruzado traseiro para o Compass Série S e na câmera para visão de 360º incluído no Creta Ultimate.
O conjunto óptico dos modelos contam com faróis de led com acendimento automático, faróis de neblina, assistente de farol alto e luzes de rodagem diurna (DRL), mas somente o Compass tem luz traseira de neblina.
Medidas
Sobre as dimensões dos veículos, o Compass tem 4.404 mm de comprimento, 1.819 mm de largura e 2.636 mm de entre eixos, contra 4.300 mm de comprimento, 1.790 mm de largura e 2.610 mm de entre eixos do Creta.
O Ultimate leva a melhor em relação ao Compass Série S em altura. São 1.635 mm contra 1.625 mm do modelo da Jeep. O porta-malas do carro da Hyundai também é maior em comparação com o do Jeep Compass. São 422 litros contra 410.
Motorização
É no motor que estão as principais diferenças dos modelos. Enquanto o Jeep Compass Série S tem motor 1.3 T270 flex, o Hyundai Creta Ultimate conta com propulsor 2.0 aspirado flex.
O motor do Jeep Compass gera 180 cv de potência com gasolina e 185 cv com etanol. O torque é de 27,5 kgfm com os dois combustíveis.
A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 9,4 segundos e a velocidade máxima é de 206 km/h.
Já o propulsor do Hyundai Creta Ultimate entrega 157 cv de potência com gasolina e 167 cv com etanol. O torque máximo é de 19,2 kgfm com gasolina e 20,6 kgfm com etanol.
A aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 9,3 segundos e a velocidade máxima é de 190 km/h.
Além disso, os dois modelos têm câmbio automático de seis marchas e tração dianteira.
A média de consumo de combustível dos dois modelos é a seguinte:
Jeep Compass Série S:
- Cidade – 7,1 km/l com etanol e 10,4 km/l com gasolina;
- Estrada – 8,8 km/l com etanol e 12,1 km/l com gasolina.
Hyundai Creta Ultimate:
- Cidade – 7,7 km/l com etanol e 10,9 km/l com gasolina;
- Estrada – 8,9 km/l com etanol e 12,5 km/l com gasolina.
Preço
Agora você já sabe as principais semelhanças e diferenças entre os dois SUVs mais vendidos do mercado nacional. Mas é no preço que os dois modelos contam com maior desigualdade.
O modelo atual do Jeep Compass Série S está disponível no mercado brasileiro com preço inicial de R$ 230.990. Já o Hyundai Creta Ultimate conta com preço inicial de R$ 172.790.
Quer ver mais comparações como essa? Então fique ligado no Garagem360 para acompanhar tudo sobre o mercado automotivo e acessar outros comparativos entre os principais modelos de carros.
Além disso, para ver os preços de outros veículos e motocicletas disponíveis no Brasil, acesse a Tabela Fipe do Garagem360.
Redator da Agência Grid Mídia - Garagem360 desde 2022. Experiência na área de Assessoria de Imprensa e sites esportivos.