Compass ou Corolla Cross: qual SUV tem a melhor versão de entrada?

O ano de 2021 começou cheio de novidades para a categoria dos SUV médios. A Toyota, por exemplo, anunciou o lançamento do inédito Corolla Cross no mês de fevereiro. Posteriormente, em abril, a Jeep anunciou mudanças visuais na linha Compass. Mas qual dos dois tem a melhor versão de entrada?

Ambas possuem preços bastante próximos. A versão XR do japonês está custando a partir de R$ 144.990. Já o Compass Sport do SUV médio mais vendido tem preços a partir de R$ 139.990.

Compass ou Corolla Cross: qual é melhor?

Quem procura um jipe do porte dos dois espera encontrar um carro que combina bom bastante espaço interno e um espirito aventureiro. E os dois cumprem bem o papel. Tanto que suas dimensões são bem parecidas. Enquanto o jipe norte-americano leva vantagem no porta-malas (476 litros vs 440 litros) e na altura, enquanto o Corolla Cross ganha no comprimento e na largura, além de ter uma distância entre-eixos maior.

Compass ou Corolla Cross
Foto: Divulgação/Toyota Brasil

Como dissemos, o Toyota Corolla Cross foi lançado no começo do ano. Suas versões a combustão usam o motor 2.0L 16v DOHC Flex, que produz uma potência máxima de 177 cv a 6.660 e 21,4 kgfm de torque a 4.400 rpm. Sua velocidade máxima é de 197 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos. Ele usa o câmbio CVT de dez velocidades.

Foto: Divulgação/Toyota Brasil
Compass ou Corolla Cross
Foto: Divulgação/Jeep

Por outro lado, as mudanças do Jeep Compass não passam apenas pelo novo visual (interno e externo). Na linha 2022, o propulsor utilizado será o novo propulsor T270 1.3 Turbo Flex. Ele tem potência máxima de 185 cv a 5,750 rpm e torque máximo de 270 Nm a 1.750 rpm. De acordo com a montadora, ele pode atingir a velocidade máxima de 207 km/h usando gasolina ou 207 km/h utilizando etanol, além de acelerar de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos. A transmissão é a automática de seis velocidades.

Consumo

Com os preços do combustível nas alturas, carros que podem rodar mais com um tanque de gasolina levam vantagem na preferência do público. Entre os dois aventureiros, o fabricado em Sorocaba-SP leva vantagem. Segundo dados do Imentro, ele faz 11,5 km/l (gasolina) e 8 km/l (etanol) na cidade. Já na estrada, pode rodar 12,8 km/l (gasolina) e 9 km/l (etanol).

Mesmo ficando atrás do nipônico, os números do carro fabricado na planta de Goiânia-PE também são bons: 10,5 (gasolina) e 7,4 km/l (etanol) no perímetro urbano; 12,1 km/l (gasolina) e 8,7 km/l (etanol) em trechos de estrada.

Compass ou Corolla Cross: Equipamentos de série

Mesmo sendo as versões mais em conta, os dois utilitários esportivos já oferecem bastante itens de série modernos e que mantem motorista e passageiros seguros. Sem falar do acabamento refinado.

Foto: Divulgação/Jeep

O Jeep Compas Sport 2022 já vem de série com seis airbags central multimídia de 8,4” (com espelhamento Android Auto e Apple CarPlayPlay), freios ABS com EBD, faróis Full LED com assinatura em LED, faróis de neblina em LED, Jeep Traction Control+, Auto Hold, rodas de 17”, ar-condicionado DualZone, freio de estacionamento eletrônico, Sistema Keyless Enter ‘N Go, sensores de chuva e crepuscular, quadro de instrumentos de 3,5” e três entradas USB (sendo uma tipo C).

Foto: Divulgação/Toyota Brasil

Enquanto isso, o Toyota Corolla Cross XR apresenta sete airbags , ar-condicionado digital DualZone, banco do motorista e com regulagem, computador de bordo com tela TFT de 4,2 polegadas, central multimídia de oito polegadas, USB, Bluetooth, câmera de ré, controle eletrônico de estabilidade (VSC), controle eletrônico de tração (TRC), sistema de assistência ao arranque em subida (HAC), sensor de estacionamento traseiro, faróis com acendimento automático e ajuste de altura elétrico, faróis de neblina dianteiros em LED, luz de frenagem emergencial automática, alarme volumétrico e entre outros.

Conclusão

Assim sendo, o mercado está servido de dois carros que, até em suas versões mais em conta, trazem um pacote de equipamentos bastante interessante. O Toyota Corolla Cross XR custa cerca de R$ 5 mil a mais, porém vence no consumo e traz mais itens exclusivos. Mas o Compass Sport não fica muito atrás, visto que a capacidade do bagageiro é maior e o motor turbo promete ser empolgante.

 

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
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