Comparativo VW Nivus x Fiat Pulse; qual SUV leva a melhor?

Conforme você viu aqui no Garagem360 nos últimos anos, as opções de SUVs compactos aumentaram consideravelmente. Dois modelos desta categoria que foram lançados nos últimos anos foram o Fiat Pulse e o VW Nivus. Ambos chegaram para conquistar o público com seu design robusto e pela boa quantidade de equipamentos. Mas qual destes veículos oferece mais atributos? Bom, é isso que vamos descobrir neste comparativo.

E vamos comparar ambas as versões mais completas. O Pulse Impetus 200 Turbo está custando a partir de R$ 123.490. Enquanto isso, o Nivus Highline 200 TSI tem preços a partir de R$ 131.990. Estes carros são de marcas diferentes, mas possuem características parecidas.

Fiat Pulse Impetus 200 Turbo (Foto: Divulgação/Fiat)

Comparativo VW Nivus x Fiat Pulse; qual SUV leva a melhor?

Os SUVs compactos atuais muito sucesso. Eles misturam características de carros urbanos com características de utilitários esportivos. Além disso, os mesmos oferecem praticidade a seus donos. E tanto o Pulse quanto o Nivus possuem estas características. O carro da Fiat foi apresentado mais recentemente. Baseado na nova platafoma MLA, este é o primeiro SUV que a montadora italiana produz no Brasil.

Fiat Pulse Impetus 200 Turbo (Foto: Divulgação/Fiat)

O visual do modelo é bastante moderno e consegue se distanciar bem do Argo. Na dianteira, o carro traz uma grade frontal ampla e um para-choque mais elevado. Já o conjunto óptico traz faróis em LED, luzes de condução diurna (em LED), faróis de neblina com função cornering lemps e lanternas traseiras em LED. Esta versão ainda oferece rodas de liga leve de 17 polegadas com acabamento diamantado e teto bicolor.

Ele mede 4.099 mm de comprimentos, 1.774 mm de largura e 1.579 mm de altura. Já o Nivus foi apresentado oficialmente em 2020. Fabricado na cidade de São Bernardo do Campo, ele é um dos veículos fabricados sobre a plataforma modular MQB-A0. Um de seus trunfos é o visual ousado. O fato dele ser um SUV-Cupê mostra que o carro é jovial. Sem falar que o visual é imponente.

Fiat Pulse
VW Nivus Highline 200 TSI (Foto: Divulgação/vW)
VW Nivus Highline 200 TSI (Foto: Divulgação/vW)

A grade dianteira e o para-choque mostram muito bem isso. Já os detalhes cromados mostram o lado sofisticado do modelo. A versão mais completa do modelo traz um conjunto óptico em LED (faróis dianteiros, luzes de condução diurna e lanternas traseiras). Além dos faróis de neblina em LED com função “Cornering Light”.

Pensando no desig, este carro traz ainda rack de teto prata e rodas de liga leve de17 polegadas. Ele mede 4.266 mm de comprimento, 1.757 mm de largura e 1.493 mm de altura.

Conjunto mecânico

Fiat Pulse Impetus 200 Turbo (Foto: Divulgação/Fiat)

Temos aqui dois modelos equipados com motores 1.0 Turbo. Aliás, boa parte dos SUVs atuais estão saindo de fábrica com este tipo de motorização. Aqui, o mais potente é o Fiat Pulse Impetus 200. O carro vem equipado com o novo motor 1.0 GSE Turbo Flex. Este pode produzir uma potência máxima de 130 cv e um torque máximo de 20,4 kgfm. Ele está acoplado a uma transmissão automática do tipo CVT.

Já o motor do VW Nivus Highline  é bastante conhecido. O motor 200 TSI (1.0 Turbo) Flex também é usado em Polo, T-Cross e Virtus. Ele pode produzir 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. O conjunto ainda traz uma transmissão automática de seis velocidades.

Outros atributos

VW Nivus Highline 200 TSI (Foto: Divulgação/vW)

Estes dois carros oferecem outros atributos interessantes. O Fiat Pulse Impetus 200 Turbo, por exemplo, tem um bom consumo de combustível. Segundo dados do Inmetro, ele pode fazer 12 km/l (gasolina) e 8,5 km/l (etanol) na cidade. Enquanto isso, na rodovia, ele pode rodar 14,6 km/l (gasolina) e 10,2 km/l (etanol). Já o VW Nivus Highline 200 TSI  consegue rodar em trechos urbanos 10,7 km/l (gasolina) e 7,7 km/l (etanol).

Já em estrada ele faz 13,12 km/l (gasolina) e 9,4 km/l (etanol). Um ponto que este modelo tem a vantagem é o espaço interno. Ele possui uma distância entre-eixos de 2.566 mm. Já o seu rival da marca italiana tem 2.532 mm de entre-eixos. O carro da fabricante alemã também leva vantagem no porta-malas. Ele pode levar até 415 litros. O Pulse pode carregar até 370 litros.

Equipamentos de série

Fiat Pulse
Fiat Pulse Impetus 200 Turbo (Foto: Divulgação/Fiat)

Estamos falando aqui de dois carros bastante completos. O Fiat Pulse Impetus 200 Turbo vem de série com câmera de ré, sensores de estacionamento (dianteiro e traseiro), retrovisores externos com rebatimento elétrico, ar-condicionado automático digital, banco do motorista com regulagem altura, Cruise Control, paddle-shifters, pacote de segurança ADAS, vidros e travas elétricas, controle eletrônico de tração, central multimídia de 10,1 polegadas, Electronic Locker (TC+), quatro airbags, cluster de sete polegadas full digital, carregador de celular por indução, volante com revestimento em couro e entre outros.

Fiat Pulse
VW Nivus Highline 200 TSI (Foto: Divulgação/vW)

Do mesmo modo, o VW Nivus Highline 200 TSI vem de fábrica com um lista extensa de equipamentos. Dentre eles, podemos destacar o ACC, freios ABS com EBD, alerta de frenagem de emergência, seis airbags, ar-condicionado “Climatronic”, Hill Hold Control, Banco do motorista com ajuste milimétrico de altura, bancos revestidos em couro sintético, controle de estabilidade, direção elétrica, rack de teto longitudinal, sensor de chuva (e crepuscular), sensores de estacionamento traseiros e dianteiros, central multimídia “VW Play” de 10 polegadas, sistema Start-Stop, volante multifuncional em couro, paddle-shifters e ente outros.

Conclusão – Fique com o Fiat Pulse Impetus 200

Fiat Pulse Impetus 200 Turbo (Foto: Divulgação/Fiat)

Assim sendo, temos aqui dois dos SUVs mais completos do mercado e que custam menos de R$ 135 mil. No entanto, a vitória deste comparativo vai para o modelo da montadora italiana. O Fiat Pulse Impetus 200 consegue entregar um bom desempenho, um bom consumo e um bom nível de equipamentos. E o melhor: cobra menos por isso.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
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