Comparativo: manutenção de carros a combustão x carros elétricos

Muitas pessoas pensam bastante na hora de escolher entre carros a combustão e carros elétricos. Mas qual é mais barato para se manter?

Hoje em dia, muitas pessoas pensam bastante na hora de escolher entre carros a combustão e carros 100% elétricos. E motivos não faltam. O preço cobrados pelos modelos é um deles. Um outro bom motivo é o aumento dos preços do combustível. Mas e com relação ao custo para manter um carro? Qual deles vale mais a pena? Veja aqui!

carros elétricos

Quem tem menos gastos: o dono de um carro à combustão ou o dono de um carro elétrico. Veja! (Foto: Erik Mclean/Unsplash.com)

Veja aqui uma comparação entre a manutenção de carros a combustão x carros elétricos

Este é um critério que muitas pessoas levam em consideração na hora de comprar uma veículo novo. Afinal, estamos falando do dinheiro gasto com o veículo depois da compra. E saber quem tem um bom custo-benefício se tornou bastante importante nos últimos tempos. Além disso, é importante para nos planejarmos melhor.

Mas vamos começar falando dos dois mercados. Os carros a combustão ainda continuam com a maioria das vendas. De acordo com dados da Fenabrave, foram vendidas 374.533 unidades durante o primeiro trimestre. No entanto, o mercado de carros elétricos vem crescendo bastante nos últimos anos.

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Foto: Divulgação/Jaguar

Foram registrados 1.288 emplacamentos de carros do segmento durante o primeiro trimestre de 2022. O que já é um número muito bom. Claro, temos que levar em consideração que o modelo elétrico mais barato custa R$ 142.990 e o a combustão tem preços a partir de um pouco mais de R$ 60 mil.

Ou seja, já temos uma vantagem para os carros que usam combustíveis fósseis. Mas estamos aqui para saber qual deles é mais barato de se manter atualmente. E iremos avaliar dois critérios simples: a manutenção deles e o dinheiro que será gasto para manter o veículo abastecido.

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Manutenção

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Foto: Pixabay.com

Chegou a hora de comparar dos custos que envolvem a manutenção do veículo. Estes são gastos importantes, visto que estamos falando da saúde do nosso carro. E este é um ponto que podemos ver uma grande diferença entre os carros a combustão e os carros elétricos. No caso, os modelos mais eficientes acabam levando uma maior vantagem.

Um bom motivo para isso acontecer é que a quantidade de peças é menor. De acordo com um estudo da startup UCorp, um carro comum tem em média 2.400 peças. Este número cai para 250 peças (em média) quando falamos dos elétricos.

Peugeot 208 (Foto: Divulgação/Peugeot)

Peugeot e-208 GT (Foto: Divulgação/Peugeot)

Além disso, alguns serviços de manutenção, como a troca de óleo e a verificação (e troca). das correias, não precisam ser feitas em um carro elétrico. E se comparamos os valores de revisão de cada carro podemos ver que um EV tem vantagem. Usaremos como exemplo os irmãos Peugeot 208 e Peugeot e-208 GT.

Contando as seis primeiras revisões (até 60.000 km)do modelo Flex, você pagará R$ 4.771. Enquanto isso, as três primeiras revisões (até 60.000 km) do modelo eletrificado custam R$ 2.103.

Abastecimento

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Foto: Pixabay.com

Um outro comparativo interessante é entre os custos para manter os veículos abastecidos. Lembrando que passamos por uma sequência de reajustes dos preços dos combustível. De acordo com uma pesquisa feita pela plataforma Finclass (para o jornal Estado de São Paulo), um Renault Kwid E-Tech leva vantagem sobre um VW T-Cross neste quesito.

Falaremos primeiro dos dados do carro francês. Segundo a empresa, o dono irá gastar R$ 744 por ano na recarga do carro. Ou seja, R$ 62 por mês. Isso levando em conta um valor médio de R$ 0,66 (o kWh) e a quilometragem de 12.400 km.

Foto: Eren GoldmanUnsplash.com

Enquanto isso, o dono SUV compacto da marca alemã gastará em média R$ 7.296,52 para encher o tanque após um ano. Isso significa um gasto de cerca de R$ 608,04 por mês. Neste caso, o estudo levou em consideração o preço médio da gasolina em São Paulo, nas últimas duas semanas (R$ 7,12 por litro).

Ou seja, vemos aqui uma boa vantagem dos carros elétricos. Agora, de acordo com a educadora financeira Lai Santiago, o Kwid elétrico pode vir a ser mais econômico que o Kwid a combustão.

Outros quesitos

E não é só neste dois quesitos que os carros se diferenciam. A Finclass também fez um estudo mostrando o valor do IPVA e da desvalorização do Kwid E-Tech e do T-Cross. No primeiro caso, o imposto pode ser de R$ 5.719,60 e R$ 5.637,36, respectivamente. Já a desvalorização (por ano) fica em R$ 19.063,43 e R$ 28.186,80, respectivamente.

Vale lembrar que os automóveis a combustão demoram menos para abastecer por exemplo e podem ter o seguro mais barato. Vale lembrar que, segundo estudo da UCorp, um carro que usa combustíveis fósseis pode produzir três toneladas de CO2 depois de 20 mil km rodados. Já os carros com motores elétricos emitem apenas 70 kg.

Conclusão – Os carros elétricos levam a melhor

carros elétricos

Foto: Pixabay.com

Assim sendo, é preciso levar em consideração alguns pontos antes de decidir comprar um veículo. Os carros a combustão, por exemplo, se destacam por serem mais baratos e demandam menos tempo para abastecer. No entanto, a manutenção e o abastecimento são mais baratos nos carros elétricos. Sem falar que poluem menos.

Com informações de Estado de São Paulo/UCorp/O Mecânico

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Pedro Giordan
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Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

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