Comparativo Jeep Compass de entrada x Hyundai Creta topo de linha
O Jeep Compass e o Hyundai Creta são modelos de sucesso em suas respectivas categorias. Mas no comparativo, quem leva a melhor? Confira!
Os SUV’s Jeep Compass e Hyundai Creta são SUV’s de categorias diferentes. Mas no comparativo entre a versão de entrada do SUV médio e a topo de linha do modelo compacto, quem leva a melhor? Confira!
Jeep Compass de entrada ou Hyundai Creta topo de linha?
O segmento de SUV’s cresce a cada ano que passa no mercado nacional. Para método de comparação, entre os cinco mais vendidos em 2021, dois eram SUV’s, o Jeep Renegade e o Compass.
Porém, é possível comparar modelos de categorias diferentes, de forma justa? A reportagem elencou as principais características do SUV médio mais vendido do Brasil em sua versão de entrada e o Hyundai Creta topo de linha para saber qual das opções vale mais a pena, confira!
Jeep Compass Sport – R$ 158.990
A versão de entrada do Jeep Compass é a Sport e conta com preço de R$ 158.990. O modelo que é produzido em Goiania, em Pernambuco, tem 4,4 metros de comprimento, 1,63 metros de altura, 1,81 metros de largura e 2,63 metros de entre-eixos. O porta malas é de 410 litros. Ou seja, dimensões dignas de um SUV médio – e grande se comparado a outros carros da Jeep.
Ainda sobre o modelo, no quesito motorização e desempenho, ele conta com o motor GSE 1.3 Turboflex de 185 cv de potência e 27,5 kgf,m de torque. O motor que trabalha em conjunto com a transmissão automática de seis marchas tem velocidade máxima de 206 km/h e o de 0 a 100 km/h é feito em 9,3 segundos.
Para finalizar, os dados de consumo segundo o Inmetro o modelo faz 10,3 km/l e 7,1 km/l na cidade com gasolina e etanol respectivamente. Na estrada os dados são de 11,9 km/l e 8,6 km/l também com gasolina e etanol.
Sobre os equipamentos de série, o SUV da Jeep conta com seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, freios a disco nas quatro rodas com ABS, freio de estacionamento elétrico com função Auto Hold, faróis e lanternas em LED com acendimento automático, faróis de neblina, sensor de chuva, ar-condicionado automático digital dual zone, rodas de liga leve de 18” e central multimídia de 8,4” com Android Auto e Apple CarPlay.
Hyundai Creta – R$ 161.090
A versão topo de linha do Hyundai Creta, a Ultimate 2.0 é um pouco mais cara que a versão de entrada do Compas. Além disso, o modelo conta com 4,30 metros de comprimento, 1,63 m de altura, 1,79 m de largura e 2,61 m de distância entre-eixos. O porta-malas tem 422 litros de capacidade volumétrica – um dos maiores dos carros da Hyundai.
Sobre o conjunto motriz, a versão é equipada com o motor 2.0 Flex que gera 167 cv de potência e 20,6 kgf,m de torque. Assim como o Jeep Compass Sport, o modelo também conta com uma transmissão automática de seis marchas. Juntos, eles fazem com que o Hyundai Creta topo de linha tenha velocidade máxima de 190 km/h, e uma zero a 100 km/h de 9,3 segundos.
Sobre os dados de consumo, o Hyundai Creta 2.0 roda 10,9 km/l e 7,7 km/l com gasolina e etanol na cidade e 12,4 km/l e 8,9 km/l na estrada, respectivamente.
Sobre os itens de série, o Creta conta com a mesma lista do Jeep Compass Sport, porém, a central multimídia é de 10,25” e ainda acrescenta teto solar panorâmico, painel de controle digital de 7” e carregador do celular por indução.
Conclusão: qual vale mais a pena?
Jeep Compass é indicado para quem preza a condução, já o Creta conta com equipamentos mais interessantes
Ou seja, o SUV compacto perde quando o assunto é velocidade máxima, potência e torque. Porém, entrega um porta-malas consideravelmente maior, bem como o melhor resultado de consumo de combustível e mais itens de série.
Dessa forma, o Jeep Compass é indicado para aqueles que priorizam uma melhor performance, que exige mais do motor. Caso contrário, o Creta pode agradar mais devido aos equipamentos mais completos.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.