Comparativo: carros usados X carros 0 km – vantagens e desvantagens
Confira as vantagens e desvantagens de comprar um carro usado e um carro 0 km em 2024. Ambas as categorias tem ônus e bônus.
A compra de um carro é uma decisão importante que envolve uma série de fatores, como orçamento, necessidades, estilo de vida, preferências, entre outros. Uma das principais dúvidas que surgem é: carros usados ou carros 0 km?
Para te ajudar nessa escolha, nós do Garagem360, preparamos um comparativo das vantagens e desvantagens de cada opção. Acompanhe!
Carros usados X Carros 0 km?
Vamos começar com os carros usados:
Carros usados
Vantagens:
- Preço – o principal atrativo dos carros usados é o preço sensivelmente menor se comparado aos 0 km. É um cenário bem discrepante. Hoje temos modelos como o Renault Kwid saindo por mais de R$ 70 mil, que é o mesmo valor da Tabela Fipe de um SUV como o Ford EcoSport de 2018 (maior e mais completo).
- Depreciação menor – a maior parte da depreciação ocorre nos primeiros anos de compra. Isso significa que seu carro usado tende a desvalorizar mais ao longo do tempo.
- Variedade de modelos – o mercado de usados oferece uma ampla variedade de modelos, versões e anos de fabricação. Alguns não estão mais disponíveis como zero km nas concessionárias, mas ainda assim você pode encontrar o carro usado que se encaixe perfeitamente nas suas necessidades/ orçamento.
- Disponibilidade imediata – comprou, levou e depois “passa para o seu nome”. Simples e eficaz assim, não precisa esperar por prazos de entrega.
Desvantagens
- Histórico incerto – nem sempre é possível saber com precisão o histórico do veículo usado, o que pode gerar insegurança. A boa notícia é que é possível contratar uma empresa ou profissional para fazer o laudo do veículo para tirar quaisquer dúvidas.
- Risco de problemas mecânicos – carros usados podem apresentar problemas mecânicos inesperados, gerando custos adicionais com manutenções e reparos.
- Menor tecnologia embarcada – não é uma regra, mas em alguns casos, os carros usados não estão equipados com as tecnologias mais modernas disponíveis em termos de segurança, conforto e conectividade presentes nos modelos zero km.
- Garantia limitada – mesmo se adquirido em uma concessionária a garantia costuma ser menor ou inexistente. Isso significa que você terá que arcar com possíveis reparos se surgir algum problema.
leia também:
Checkup de carro usado antes de comprar: investimento ou dinheiro jogado fora?
Carros 0 Km
Agora os modelos zero.
Vantagens:
- Segurança e confiabilidade – carros 0 km possuem garantia de fábrica para câmbio e motor, o que aumenta sua segurança e confiabilidade por um determinado período. Dependendo da marca e modelo, até as revisões são grátis.
- Tecnologia de ponta – modelos zero são modernos em termos de segurança, conforto, conectividade e eficiência energética, principalmente por terem de cumprir novas exigências, como controle de tração e estabilidade mesmo para os modelos mais baratos.
- Histórico completo – você vai saber exatamente a procedência de um carro novo e como ele foi cuidado desde a fábrica. Daí por diante, é com você.
- Menor risco de problemas mecânicos – a probabilidade de um carro 0 km apresentar problemas mecânicos nos primeiros anos é menor do que em um carro usado.
- Opções de personalização – quando compra um carro novo pode escolher cores, opcionais e acessórios conforme suas preferências.
Desvantagens
- Preço mais alto – o preço é significativamente maior em relação ao mesmo modelo usado (ou similar).
- Depreciação inicial – já viu aquela expressão: saiu da loja perdeu o valor? Isso ocorre, principalmente nos primeiros anos, em que o veículo pode perder até 20% do seu preço original.
- Tempo de espera – o tempo de entrega de um carro 0 km nem sempre é breve. Há casos em que o consumidor demora semanas pela chegada do bem.
- Menos opções de negociação – carros 0 km geralmente são tabelados, independente do lugar que for comprar, o que reduz o poder de negociação do comprador.
Carro novo ou usado? Qual escolher?
A melhor opção vai depender de suas necessidades, prioridades e orçamento. Se você busca um veículo com bom custo benefício e não prioriza o histórico do veículo, o carro usado pode ser uma boa escolha.
Mas lembre-se de pesquisar bem, fazer um test-drive e solicitar a ajuda de um mecânico para avaliá-lo.
Agora, se você prioriza segurança, tecnologia de ponta e garantia, um carro 0 km pode ser a melhor opção.
Independente da escolha, mantenha as revisões em dias, contrate um seguro e mantenha seu veículo com documentação em dias para evitar surpresas desagradáveis.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.