Comparamos: VW Nivus 2023 e novo Fiat Fastback

Veja o comparativo entre Fiat Fastback e o VW Nivus 2023 nas versões mais equipadas e veja qual deles vale o investimento.

O Fiat Fastback é o novo SUV cupê do mercado brasileiro. O modelo muito aguardado tem atributos que podem dar dor de cabeça aos demais veículos do segmento. Comparamos a versão topo de linha do carro italiano com o VW Nivus mais equipado; veja o resultado.

Fiat Fastback ou VW Nivus? Veja o comparativo (Foto: Divulgação)

Entre Fiat Fastback e VW Nivus 2023, qual é a melhor escolha?

O Fiat Fastback chegou para ampliar o portfólio da montadora italiana no mercado nacional na categoria de SUVs, posição que até então, era defendida única e exclusivamente pelo Fiat Pulse.

A marca posiciona o Fastback acima do Pulse e comercializa o modelo em três versões, a Audace, a Impetus e a topo de linha e edição limitada, a Limited Edition Powered Abarth Turbo.

Para conferir todos os atributos do modelo, o Garagem360 compara a versão Impetus com os detalhes da versão topo de linha do VW Nivus 2023. O comparativo considera capacidades e dimensões, motorização, nível e equipamentos embarcados, e claro, o preço.

É válido destacar que a versão Limited Edition não foi considerada no comparativo por se tratar de uma edição limitada.

VW Nivus leva a melhor no quesito preço

A versão Impetus do Fastback é comercializada por um valor de R$ 139.990, enquanto o VW Nivus 2023 e vendido por R$ 138.390. A diferença entre os SUVs é de R$ 1.600 a mais para o novo lançamento da marca italiana.

Lista de equipamentos é bem nivelada entre os dois SUVs

A configuração do Fastback se destaca por agregar o sistema de segurança ADAS, (frenagem automática de emergência, alerta de mudança de faixa e comutação automática dos faróis), controle de estabilidade e tração, airbags frontais e laterais de tórax e cabeça e freio de mão eletrônico com Auto Hold.

Ar-condicionado automático e digital, paddle shifters, sensor e câmera de estacionamento traseiro e dianteiro, wireless charger, carregador por indução e faróis e lanternas Full LED, bancos revestidos em couro, acabamento interno escurecido, pintura bicolor com teto em preto, e faróis de neblina dianteiros com função cornering lamps, também se fazem presentes.

Além disso, o modelo nessa versão agrega roda esportiva com acabamento diamantado de 18″, retrovisores externos com rebatimento elétrico, tapetes de carpete e painel de instrumentos 7″ Full Digital. Também conta com a central multimídia com tela de 10,1″ com Apple Carplay e Android Auto sem fio.

Já o Nivus Highline conta com controle adaptativo de distância e velocidade com função de frenagem de emergência e monitoramento frontal, sistema autônomo de frenagem de emergência anti- colisão frontal (até 50 km/h) e alerta de frenagem de emergência.

VW Nivus tem lista de equipamentos equivalente (Foto: Divulgação)

Sistema de alarme anti-furto com comando remoto, 6 Airbags e alto-falantes (4 dianteiros e 2 traseiro ), ar-condicionado com controle eletrônico de temperatura “Climatronic”, assistente para partida em aclives / subidas, bancos revestidos em couro sintético, câmera de ré,  carregador sem fio, controle eletrônico de estabilidade (ESC) e Controle de tração (ASR), também estão inclusos.

Descansa braço central com porta-objetos , saídas traseiras do ar condicionado e USB para passageiros do banco traseiro, espelho retrovisor interno antiofuscante, espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis e rebatíveis com função tilt down no lado direito, faróis de neblina em LED com função “Cornering Light”, fazem parte da versão mais equipada.

O modelo também conta com faróis em LED com luz de condução diurna em LED integrada, indicador de controle da pressão dos pneus e sistema de frenagem automática pós-colisão Instrumento combinado digital (“Active Info Display”).

Além disso é adicionado interface USB-C e tomada de carregamento USB, lanternas traseiras em LED, rack de teto longitudinal na cor prata, rodas de liga leve 17″ Design Cassino, sensores de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento traseiros e dianteiros.

Sistema de som touchscreen “VW PLAY” com tela colorida de 10″ e App-Connect, sistema de travamento e partida Keyless Access sem chave sem SAFELOCK, sistema detector de fadiga do motorista, Start-Stop com reaproveitamento da energia de frenagem e volante multifuncional em couro com “shift-paddles” completam a lista.

Fiat Fastback é mais potente e ágil

O Fiat Fstback tem embaixo do capô o motor Turbo 200 Flex com potência de 130 cv com etanol (125 cv com gasolina) e torque de 200 Nm. O propulsor permite que o modelo vá de 0 a 100km/h em  apenas  9,4 segundos, sendo o mais rápido entre os competidores com motor 1.0 turbo na categoria. O propulsor atua em conjunto com o câmbio automático tipo CVT.

Já o Nivus tem o motor 1.0 turbo que rende 128 cv de potência com etanol e 116 cv com gasolina. O toque é de 200 Nm, independente do combustível. O de 0 a 100 km/h é deito em 10 segundos com etanol e a velocidade máxima é de 189 km/h. Associado ao motor está a transmissão automática de seis marcas.

Nesse quesito, o Fastback sai na frente por entregar 2 cv a mais de potência e um arranque ligeiramente mais rápido.

Porta-malas do Fastback é um dos destaques do SUV

Por fim, o Fastback tem um grande tributo ao seu favor, o porta-malas de 516 litros, um dos maiores da categoria. São 101 litros a mais que os 415 litros do Nivus.

Ele também é maior e mais alto, com 4,42 metros e comprimento e 1,54 metros de altura, contra os 4,27 metros de comprimento e 1,49 metros de altura do Nivus.

Porém, o SUV da marca alemã ganha em entre-eixos, dimensão capaz de gerar mais conforto aos ocupantes, a diferença é de 3 cm a favor do Nivus.

Fastback tem um dos maiores porta-malas da categoria (Foto: Divulgação)

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile