Companhia aérea Azul adota frota de veículos 100% elétrica
A Azul, uma das principais companhias aéreas do país, promoveu a mudança de sua frota de veículos para modelos 100% elétricos. Confira!
A Azul, uma das principais companhias aéreas do país, promoveu a mudança de sua frota de veículos para modelos 100% elétricos. Confira!
Azul com frota de veículos 100% elétrica
Uma companhia aérea, em tese, é quem menos tem que se preocupar com veículos automotores, porém, a Azul pensa diferente.
A companhia aérea com grande operação no Brasil vai adotar uma frota de veículos 100% elétricos para sua operação terrestre antes e depois das viagens.
A iniciativa tem entre seus principais motivos, a queda da emissão de poluentes dos carros a combustão. Serão alcançados, segundo a empresa, uma queda de 112 toneladas de carbono ao ano.
Mudança começa em Viracopos
O ponto de partida para a eletrificação da frota de veículos automotores da Azul, já começou a ser realizada no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), antes de ser estendida a todas as bases da companhia.
A Azul, será a primeira companhia a oferecer esse tipo de transporte a todos os seus Clientes, durante embarque e desembarque.
O objetivo é substituir os veículos a combustão por veículos elétricos em toda sua frota de 150 veículos no país.
A iniciativa faz parte do plano estratégico da Azul para redução de emissão de carbono e seu Programa de Eficiência de Combustível (PEC). Hoje, a Azul atua em 36 aeroportos no país.
Vans elétricas
Desde já, a Azul disponibilizará 9 vans elétricas para transporte de passageiros com embarque e desembarque remoto no Aeroporto de Viracopos, em Campinas.
Os modelos utilitários e 100% elétricos substituirão os veículos a diesel usados atualmente para este trabalho em solo.
Disponibilidade integral
Entre os pontos positivos que motivaram a ação de substituição da frota de veículos da Azul estão:
-
Maior conforto aos clientes
-
Ganhos em eficiência energética
-
Práticas sustentáveis a bordo dos novos veículos
-
Redução de 70% nos custos com manutenção
-
Fim de problemas técnicos por pouco uso dos automóveis
-
Possibilidade de reparos na base
-
Disponibilidade integral dos veículos aos consumidores
Em um ano, a estimativa da Azul com as 9 vans elétricas já adotadas é evitar a emissão de cerca de 112 toneladas de CO2 na atmosfera.
Com relação aos problemas técnicos dos veículos de apoio, a eletrificação da frota visa também dar fim às falhas por conta do uso desses modelos sempre em baixa velocidade (e rotação), o que pode acarretar em complicações como a necessidade da troca de motor.
Confira também: Sem bateria na estrada? Não mais: 5 carros híbridos autorrecarregáveis e ‘baratinhos’ para levar para casa
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.