Compacto mais seguro do mercado brasileiro, Novo Polo tem 5 estrelas em teste de impacto
Além de ser referência em tecnologia e conforto, o Novo Volkswagen Polo é o compacto mais seguro do mercado brasileiro. O modelo conquistou nota máxima em segurança (cinco estrelas), tanto para adultos como para crianças, nos testes de colisões realizados pelo Latin NCAP (Programa de Avaliação de Carros Novos para a América e o Caribe).
Todas as versões do Novo Polo são equipadas com quatro airbags (dois dianteiros e dois laterais). Os equipamentos de segurança são responsáveis por proteger o tórax e a cabeça do motorista e do passageiro durante um impacto. Além disso, as bolsas de ar restringem o movimento do corpo no momento da colisão, protegendo ainda mais a integridade dos ocupantes. Vale destacar que o carro ainda é equipado com os sistemas ISOFIX® e top-tether para fixação de cadeirinhas.
A segurança também é reforçada por meio da coluna de direção deformável, que diminui as chances do motorista sofrer ferimentos em acidentes. Além disso, mais de 50% da estrutura do veículo é feita com aços especiais de alta e ultra-alta resistência. A estrutura do assoalho, na Estratégia Modular MQB, possui grande aplicação de aço conformado a quente. Ele é aproximadamente quatro vezes mais forte do que uma chapa de aço tradicional e, além de ajudar a reduzir o peso do modelo, oferece mais resistência em caso de colisões.
Além de oferecer tecnologias e estruturas que garantem mais proteção, o Novo Polo conta com um sistema que reforça a importância do uso do cinto de segurança. Caso o motorista ou o passageiro do banco dianteiro se esqueçam de colocar o cinto de segurança, o veículo exibe um aviso no painel. Também há um alerta sonoro, que notifica o condutor até que os cintos sejam devidamente afivelados.
Segurança para pedestres
O compacto da Volkswagen também recebeu o prêmio Advanced Award, destinado a veículos que oferecem proteções adequadas em casos de acidentes com pedestres. A avaliação é feita com base em testes que simulam situações de acidentes envolvendo pedestres, conforme padrões estabelecidos por legislação europeia.