Como trocar os pneus em 8 passos simples
Um dos itens mais importantes de qualquer carro são os pneus. Você sabe trocá-los? Confira um passo a passo.
Um dos itens mais importantes de qualquer carro, os pneus exigem um cuidado especial quando o assunto é reparação automotiva. Mas e se acontecer um imprevisto, você sabe trocá-los? Confira um passo a passo.
Como trocar os pneus
Quem utiliza o carro como meio de transporte diário precisa ficar atento ao estado de alguns componentes como os pneus.
Porém, nem sempre vai ser possível antever uma situação. Dessa forma, é preciso também estar preparado caso um imprevisto aconteça.
Uma situação que não é muito rara, é a necessidade de trocar os pneus quando ele fura ou murcha.
No entanto, se só de pensar nessa possibilidade você já fica nervoso, confira 8 passos simples da Bridgestone para trocar os pneus do seu carro.
Busque um local seguro
A primeira atitude após identificar que está na hora de trocar os pneus é encontrar um local seguro para realizar a troca. Busque sair de vias movimentadas para não causar acidentes.
Se possível busque uma superfície plana. Isso facilitará a sua experiência, já que ladeiras e subidas deixam os veículos desnivelados, dificultando a atividade.
Ao achar o ambiente perfeito, engate o freio de estacionamento e mãos na massa!
Sinalize a pista
Tão importante como deixar a pista é sinalizá-la sob o mesmo aspecto de segurança, para si e para os demais participantes da via.
O ideal é colocar triângulos e sinalização necessários a cerca de 15 metros do veículo. Vale lembrar que o triângulo é um dos acessórios essenciais para qualquer viagem, então, nunca fique sem ele.
Folgue os parafusos primeiro
Se a ideia é trocar os pneus, os parafusos devem ser retirados, certo?
Sim, mas no primeiro momento apenas folgue os parafusos com a chave de roda para que a ela não caia de uma vez. Sempre no sentido anti-horário.
Levante o carro
Essa é a hora em que o(a) motorista utilizará o famoso macaco.
Ajuste o macaco ao veículo e o levante com auxílio do item para então retirar as rodas.
Retire o pneu
Com o carro levantado, pista sinalizada e parafusos desafixados, retire o pneu desgastado para colocar um em bom estado como substituto.
Recorra ao estepe
Nenhuma das orientações anteriores servirá se você não tiver estepe, então, pressupondo que nesse carro hipotético haja o item é o momento de recorrer à ele.
Insira o estepe e o parafuse de modo que ele fique acoplado sem folgas. Estes devem ser colocados e apertados em forma de X para evitar que o pneu se mova.
Aperto final
A finalização acontece quando o veículo é abaixado pelo macaco e os pneus voltam a ter contato com o solo.
Então, é só dar o aperto final nos parafusos com a chave de roda e voltar para a viagem.
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.