Como transportar suas bagagens sem risco de multa durante as viagens de fim de ano

Não se leva bagagens de qualquer jeito dentro do veículo. Veja como transportar suas bagagens sem risco de multa.

Não se leva a bagagem de qualquer jeito ou você pode ser multado. Muita gente não sabe que a forma como você leva suas bagagens podem render penalidades. Quem traz mais sobre o assunto é a LeasePlan | ALD Automotive. Veja como transportar suas bagagens sem risco de multa. 

 

Como transportar suas bagagens sem risco de multa – Foto: Freepik

 

Como transportar suas bagagens sem risco de multa. 

Confira as dicas seguir:

1. Legislação vigente e possíveis penalidades no transporte de bagagens

O primeiro passo é não colocar nenhuma bagagem em cima do tampão interno do porta-malas. Essa prática obstrui a visão do retrovisor interno dos veículos de passeio. 

De acordo com o artigo 105 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é uma infração grave sujeita à multa. 

Além disso, o motorista também deve obedecer ao peso máximo que o veículo pode carregar, conforme as especificações do fabricante.

Se ultrapassar este peso, o motorista está sujeito a penalidade de R$195,23 e medida administrativa de retenção do veículo até  que o excedente de carga seja removido.

Itens “soltos” dentro do carro, como mochilas, bolsas e outros objetos podem ser transportados no interior. No entanto, é preciso atenção, visto que mesmo itens pequenos podem ser perigosos em caso de um acidente. 

A LeasePlan ressalta que em uma batida, um desses objetos pode se chocar com um dos passageiros; e aí, mesmo itens leves, podem se tornar verdadeiras armas. O recomendado é transportar qualquer tipo de bagagem no porta-malas ou no porta-luvas. 

Já as bagagens maiores são consideradas cargas e não podem ser transportadas no interior do veículo e sim no porta-malas. 

2. Altura e peso máximo para uso de bagageiro no teto

Quem tem carro com porta-malas pequeno pode utilizar o bagageiro de teto sem problema. No entanto, é necessário que atenda as medidas e capacidades previstas em lei, que determina que a carga não pode passar de 50 cm de altura (com exceção das bicicletas).

 

Como usar o bagageiro no teto – Foto: Freepik

 

A dica aqui é usar apenas os itens de menor peso, mas que ocupam bastante espaço no porta-malas para não sobrecarregá-lo. Lembre-se sempre de prender a carga com cadeados e travas, para evitar que a bagagem caia na estrada e cause acidentes.

3. Cuidados ao dirigir com bagageiro no teto

Quando o assunto é bagageiro no teto, é bom treinar um pouco, já que o centro de gravidade do veículo muda depois de sua instalação. O carro fica um pouco mais instável, o que exige o dobro de atenção. 

Então é mais do que necessário reduzir ainda mais a velocidade para fazer curvas, já que há risco de capotamento. 

Checklist para transportar suas bagagens sem risco de multa

  • Malas devem ficar no fundo e nas laterais do veículo. No meio, o ideal é colocar malas menores e mais leves;

  • Sacolas e caixas de isopor devem ser colocados por último;

  • Mochilas podem ir por cima das malas;

  • No tampão interno do porta-malas o ideal é viajar sem bagagem. Mesmo pequenos objetos podem ferir os passageiros em caso de acidente.

 

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

wpDiscuz
Sair da versão mobile