Como se proteger do golpe das autoescolas falsas para tirar ou renovar a CNH

Confira as dicas práticas para não cair no golpe das autoescolas. Falsários usam o nome de estabelecimentos para conseguir dinheiro.

Ainda hoje o sonho de muito brasileiro é tirar a CNH, porém, é preciso tomar alguns cuidados para não cair em golpes na internet. Um caso ocorreu em Campo Grande (MS) e chama a atenção para um delito conhecido como o golpe das autoescolas falsas. Assim, saiba como os falsários usam nomes de autoescolas para conseguir dinheiro das vítimas na promessa de iniciar o processo da habilitação. Além disso, confira como não cair nessa farsa.

Golpista usava nome de autoescola para conseguir dinheiro das vítimas de forma online (Foto: Reprodução)

Golpe das autoescolas: golpista usa nome de CFC para conseguir dinheiro

As redes socais por muitas vezes são usadas como uma nova forma de contato entre cliente e empresa. Porém, ao procurar por um serviço é necessário ter a certeza de que está conversando com a conta oficial do estabelecimento, tendo em vista os possíveis golpes que acontecem de forma online.

No caso das autoescolas, muitos golpistas agem de má fé e vão em busca de vítimas que estão a procura das aulas e serviços oferecidos pelos CFC’s, os Centro de Formação de Condutores.

Em Campo Grande por exemplo, um falsário usou as fotos de uma autoescola da região para publicar um anuncio no marketplace do Facebook. Além da imagem da empresa, o golpista solicitava um PIX de R$ 250 para iniciar o processo da nova habilitação e mais quatro parcelas de R$ 200.

De acordo com a dona do estabelecimento, a informação do anuncio fake chegou através de uma aluna que a indagou sobre a tal promoção que viu na rede social. A polícia da região informou que outras autoescolas também sofreram com o mesmo golpe.

“Não sabemos quem é e na polícia disseram até que pode ser uma conta fake, porque outras duas autoescolas já passaram pela mesma coisa” explicou a proprietária.

Cuidados ao escolher o CFC são necessários (Foto: portal do trânsito)

Veja também: Tudo sobre o VW Gol 2022, um dos carros mais econômicos do Brasil!

Como evitar cair no golpe da autoescola

1 – Nesse caso, para evitar cair em golpes como esses, o mais indicado é conferir se a autoescola em questão está cadastrada no Detran do seu estado. A pesquisa pode ser realizada no próprio site do Departamento Estadual de Trânsito.

2 – Além disso, nunca feche negócio de forma online. Vá presencialmente ao local, converse, tire dúvidas e peça para conhecer a estrutura da autoescola, bem como o estado de conservação dos veículos usados nas aulas.

3 – Outro detalhe indicado é conversar com outros alunos do local para ter referência de aulas, instrutores e atendimento do local. Nesse caso, também é possível pesquisar a reputação da autoescola através do “Reclame Aqui” para ter noção do atendimento e qualidade de prestação de serviço do ambiente após contrato assinado.

4 – Sobre esse assunto, sempre exija um contrato oficial onde contenha em detalhes todos os serviços e condições estabelecidas, bem como preços e métodos de pagamento, para que nenhuma das partes saia lesada ao final.

5 Conferir o índice de aprovação dos alunos do local também é aconselhável, afinal, será ele que te dará toda a base para conseguir desenvolver bons testes, sejam eles o teórico e o prático.

Antes de fechar negócio, pesquise os detalhes sobre o estabelecimento (Foto: reprodução)

Com informações de Campo Grande News

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile