Ter um veículo próprio é o sonho de muita gente. Infelizmente, o que não falta são pessoas má intencionadas para se aproveitar dele. Saber como se proteger de golpes ao comprar um carro na internet é essencial para evitar fraudes, perder dinheiro e transformar este sonho em um verdadeiro pesadelo.
Como se proteger de golpes ao comprar um carro na internet?
Desconfie de ofertas muito baratas
Caso encontre anúncios que oferecem carros a preços muito abaixo do valor de mercado, desconfie imediatamente. Em seguida, pesquise os preços dos modelos desejados em outros sites confiáveis para ter uma média de comparação.
Se estiver muito barato ou é um golpe ou o veículo pode estar em péssimo estado.
Não pague antecipadamente
Nunca envie dinheiro ou faça depósitos sem ter certeza da legitimidade da venda, por mais ansioso que esteja. De preferência, não confirme nenhuma compra antes de ver o veículo pessoalmente, conferir seu estado e assinar um contrato redigido de forma correta.
Verificar o histórico do veículo é essencial para evitar golpes ao comprar carro usado
Antes de finalizar a compra, verifique a procedência do veículo. Dessa maneira, pesquise o número do chassi, faça uma vistoria veicular e solicite o histórico de manutenção e documentos do carro.
Assim é possível garantir que você não esteja comprando um veículo roubado, clonado, com problemas mecânicos ou legais.
Confira a reputação do vendedor
Por fim, faça uma pesquisa sobre o vendedor e sua reputação. Para isso verifique se o ele possui um site ou perfil em redes sociais, procure avaliações de outros compradores e entre em contato com o vendedor para fazer perguntas e esclarecer dúvidas antes de fechar negócio.
Golpes comuns ao comprar carros pela internet
- Clonagem de anúncios: Este é um golpe em que criminosos copiam anúncios legítimos de veículos e os publicam em sites de classificados ou em redes sociais com informações falsas de contato;
- Pedido de sinal: Nesse golpe, os fraudadores solicitam um sinal, ou depósito antecipado, para garantir a reserva do veículo. Eles podem pedir uma quantia significativa e, em seguida, desaparecer;
- Golpe do funcionário da montadora: Aqui os golpistas afirmam ser funcionários de montadoras renomadas e oferecem carros a preços reduzidos. Eles podem até fornecer documentos falsificados para aumentar a credibilidade do negócio;
- Contemplado no consórcio: Para aplicar este golpe o fraudador entra em contato com o comprador alegando que ele foi contemplado em um consórcio para a compra de um carro. Em seguida, solicitam o pagamento de taxas administrativas, seguros ou outros valores para liberar o suposto crédito;
- Carros maquiados: Esse golpe envolve a venda de carros usados que foram adulterados para parecerem em melhores condições do que realmente estão. Os golpistas podem realizar reparos superficiais, alterar a quilometragem ou ocultar problemas mecânicos graves.
Agora você já sabe como se proteger de golpes ao comprar um carro na internet. Fique atento, não faça negócios às pressas e sempre confira cada detalhe antes de transferir valores. Assim poderá garantir a compra segura e terá o carro dos seus sonhos na garagem!