Como se adequar às novas regras das placas do Mercosul e evitar multas em 2025
Placas do Mercosul: entenda o que diz a legislação e veja os riscos de não se adequar às placas Mercosul. Confira todos os detalhes
O Garagem360 explica como os motoristas podem se adequar às novas regras das placas do Mercosul para evitar problemas com a legislação no ano que vem. Acompanhe!
acima_titulo= Saiba agora
titulo= TUDO sobre o IPVA 2025
desc= Confira tudo sobre o Imposto de Propriedade de Veículo Automotor
botao= Consultar detalhes do IPVA
sub_botao= *Você permanecerá no site atual
link= https://garagem360.com.br/categorias/detran/ipva/
imagem= https://garagem360.com.br/wp-content/uploads/2024/09/foto-garagem360-4-540×540.jpg
[/lazy_recomendador
É obrigatório trocar a placa do carro para Mercosul 2025?
Sim. A Lei 14.562/23 foi a responsável por iniciar a mudança para o novo sistema de placas veiculares, que é batizado como o padrão Mercosul. O principal objetivo dessa alteração é aumentar a segurança no trânsito e unificar o sistema de identificação de carros dentro dos países que pertencem ao Mercosul.
Leia também:
Qual a nova lei das placas Mercosul?
Os carros zero quilômetros são obrigados a adotar as placas Mercosul desde 2020. Contudo, os veículos já cadastrados, devem fazer a atuação da placa somente em casos como transferência de propriedade ou mudança de estado.
Qual é o prazo para se adequar às novas regras das placas do Mercosul?
De acordo com a legislação brasileira, não há um limite máximo. Isso significa que os donos de veículos podem fazer a transição de forma gradual.
Como personalizar a placa Mercosul?
O motorista pode escolher letras e números da placa de seu veículo 0 km, mediante agendamento prévio (clique aqui para agendar). Essa opção já está disponível no Detran-SP.
Quem estiver interessado terá de pagar a taxa de escolha de placas no valor de R$ 136,91.
Conforme explica o Detran-SP, a escolha pode ser feita de três formas: apenas letras, apenas números ou a placa completa. Porém, destacamos que a personalização da placa poderá ser feita apenas dentro das opções alfanuméricas disponíveis para o Estado de São Paulo, e desde que já não tenha sido utilizada em outro veículo.
Cada Estado utiliza uma faixa específica de combinação de letras e números determinada pelo Senatran.
Quem não desejar indicar números e letras personalizados poderá continuar escolhendo entre 20 combinações alfanuméricas aleatórias fornecidas pelo sistema do Detran-SP sem necessidade de pagar taxa extra.
Uma vez iniciado o procedimento de primeiro registro com uma das 20 opções disponibilizadas, não é possível optar pela escolha de placas.
É possível personalizar placa Mercosul de carro usado?
No caso de veículos já emplacados não é possível solicitar a troca da placa para escolher letras e números específicos. A placa é a identificação do veículo e deve acompanhá-lo até a sua baixa definitiva, conforme prevê a norma federal de trânsito.
Leia também: Descontos para CNPJ: vantagens exclusivas para empresas na compra de veículos em 2025