Tags

Notícias

Bateu o carro? Saiba se o estrago tem conserto

Créditos: Foto: Julie70 Joyoflife via VisualHunt / CC BY-NC-SA
7 abril, 2017
Da Redação, com assessoria

Toda batida de carro gera tensão entre os motoristas envolvidos na ocasião, uma vez que, além do susto e da colisão, os danos aos veículos podem ir desde um amassado até a troca do para-choque. Nestes casos, é essencial que o condutor tenha um breve conhecimento sobre o processo de reparo necessário.

Alessandro Rubio, coordenador técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil), indica que, após qualquer tipo de colisão na carroceria do veículo, sendo leve ou média, o motorista procure sua oficina de confiança ou um especialista em funilaria. O profissional deve analisar e avaliar se é possível reparar as peças danificadas ou se a troca é a melhor solução.

LEIA MAIS: Gestante deve tomar cuidados ao dirigir; conheça os principais
App acelera música quando motorista ultrapassa limite de velocidade

Rubio ressalta que, em muitos casos, o processo de reparação não é indicado. “Após uma colisão leve ou média, os chamados ‘pontos fusíveis’ da carroceria de um veículo, também conhecidos como região de deformação programada, inviabilizam qualquer forma de recuperação ao serem atingidos”, diz.

O motorista não deve realizar qualquer tipo de reparação em um item de deformação programada. “O processo de reparo dessa peça pode alterar as características da parte recuperada e fazer com que ele perca a sua função caso haja uma nova colisão”, explica.

Essa perda é mais fácil de ser entendida quando se fala do capô, por exemplo, que tem a função de proteger o motor e absorver parte da energia do impacto em caso de colisão. Esse componente, quando reparado após uma grande deformação, perde parte da sua função e pode aumentar os ferimentos aos ocupantes em uma segunda batida. Isso acontece porque existe o risco de que ele seja projetado em direção aos ocupantes ou de não se deformar conforme o programado.

 

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book com dicas para cuidar melhor de seu veículo.