Como refrescar carro fechado mesmo sem usar ar condicionado: vai salvar sua vida!
Veja como refrescar seu carro fechado mesmo sem usar ar condicionado e nunca mais passe calor; confira todos os detalhes para que isso seja possível!
Quem nunca se perguntou como refrescar o carro fechado mesmo sem usar ar condicionado? Bem, essa é uma dúvida um tanto quanto comum, principalmente em razão das temperaturas atuais.
Em meio às últimas ondas de calor, a busca por formas de se refrescar, principalmente dentro dos veículos, é cada vez mais recorrente. Mas afinal, o que de fato pode ajudar nisso?
É o que o Garagem360 te diz. Acompanhe!
Como refrescar o carro fechado mesmo sem usar ar condicionado?
- Utilize água e/ou gelo
- Conte a ajuda dos vidros
- Use um ventilador portátil
- Use película nos vidros
- Escolha bem o local para estacionar
Isto é, as atuais ondas de calor elevam as temperaturas a níveis jamais vistos, e imagine só entrar em um carro fechado por muito tempo e ter que dirigir com todo o vapor dentro dele?
Existem diferentes formas que podem evitar esse tipo de situação, e a gente te explica direitinho como usufruir da melhor forma possível de cada uma delas!
1. Com água e/ou gelo
Esta é uma dica um tanto quanto simples, mas que pode ser bastante útil para quem precisa deixar o carro fechado por muito tempo.
Basta utilizar uma bolsa térmica e/ou algo como uma caixa de isopor, encher com água muito gelada e/ou gelo e deixar aberta, com os vidros fechados.
Nesse caso, é interessante optar por parar o carro na sombra, assim, o gelo irá demorar mais para derreter e poderá deixar o ar fresco dentro do automóvel.
Aproveite e veja: Esse é o carro 0 km com o seguro MAIS BARATO do Brasil
2. Abra os vidros
A ideia de abrir os vidros para evitar o calor pode parecer óbvia, mas na verdade, é uma das melhores soluções para fazer com que o ar quente saia do carro.
Para isso, é interessante abrir, pelo menos, dois vidros de uma vez. Se os bancos traseiros estiverem vazios, deixá-los abertos pode ser interessante.
Muita gente acredita que isso faz com que o carro gaste mais combustível, e pode até ser verdade, mas em altas velocidades. Caso contrário, pode circular com os vidros abertos sem medo!
3. Use um ventilador portátil
Por cerca de R$ 40 é possível adquirir um ventilador portátil com conexão via USB, e claro, se refrescar ao máximo possível, caso o ar condicionado não esteja disponível.
Esse tipo de utensílio pode ser encontrado tanto em papelarias como na internet, e além de serem extremamente úteis, normalmente, possuem 12 volts.
Uma dica extra: utilize um pano úmido por cima do ventilador para refrescar ainda mais.
4. Use película nos vidros
Boa parte das pessoas acreditam que as películas protetoras, como o insulfilm, servem apenas para a estética e privacidade do automóvel, mas não é bem assim.
Elas também podem ser grandes aliadas na hora de lutar contra o calor. No entanto, antes de optar por elas, é preciso se informar quanto à lei do insulfilm, que determinam a visibilidade e transparência necessária.
5. Escolha bem o lugar que você pretende estacionar
Como última dica, na hora de deixar o carro parado – e fechado – por muito tempo, é indispensável escolher um bom lugar para estacionar.
Debaixo de árvores, por exemplo, pode ser uma das melhores opções, afinal, além da sombra, as folhas refrescam o ambiente e evitam aquele vapor insuportável.
Além disso, uma boa solução é deixar os vidros levemente abertos. Isto é, com a abertura máxima de 15 centímetros em cada janela.
É claro que, para isso, é preciso conhecer o local em que o carro está estacionado, e se possível, não deixá-lo sem supervisão.
Aproveite para conferir: Óleo errado no motor do carro: o que pode acontecer?