Como preparar a bateria da moto para o Inverno
Confira dicas de como preparar a bateria da moto para o Inverno para preservar o componente e todo o desempenho da sua motocicleta !
O Inverno começou a menos de um mês, então, temos semanas de tempo frio pela frente. Dessa forma, as estações com baixas temperaturas sempre foram um motivo de preocupação com as motocicletas. Em especial, com a bateria da moto. Assim, confira dicas importantes de como preparar a bateria da moto para o Inverno!
Entenda como deve funcionar a bateria da moto
Primeiramente, conforme instruções da Clarios – empresa de soluções avançadas de armazenamento de energia – é importante saber que as motocicletas modernas possuem partida elétrica. No caso, um sistema de iluminação elaborado, além de ignição eletrônica e injeção de combustível.
Então, a bateria deve ser capaz de ligar o motor e alimentar todos os acessórios. Dessa forma, o gerador do motor da moto não consegue repor a energia retirada. Além disso, este sistema visa ajudar a proteger os componentes eletrônicos de picos no sistema, como o filtro de todo a parte elétrico.
Conforme a Clarios, mesmo para modelos que dão partida no pedal, a bateria serve para ajudar na centelha, na cama de explosão necessária para colocar o motor em funcionamento. Além disso, para acender os faróis e lanternas e mantê-los ligados.
O coordenador de assistência técnica na Clarios, Adilson Ramos, orienta que as motos exigem cuidados especiais no frio. “O recomendado é não deixar a motocicleta parada. O ideal, então, é rodar com a moto pelo menos uma vez por semana”, explica Ramos.
“As baixas temperaturas deixam o lubrificante mais espesso, assim, gerando mais atrito entre os componentes. Isso exige mais energia da bateria para dar partida. Dessa forma, para que a moto tenha eletricidade, é imprescindível que a bateria esteja em boas condições. E, além da bateria, é preciso se certificar de que as velas e cabos também estejam em boas condições”, alerta o especialista.
Frente a isso, confira as dicas para não ficar parado por falhas na bateria.
Dicas de como preparar a bateria da moto para o Inverno
1 – Inspecionar a bateria
O primeiro passo para preparar sua bateria para o Inverno é inspecionar os cabos e fixadores da bateria. Além disso, se necessário, limpe os terminais com uma escova dura. Ou, então, com spray limpador de bateria.
Também, não se esqueça de aplicar graxa dielétrica ou spray anticorrosivo nos pinos e conectores do terminal para evitar corrosão. Certifique-se de que os cabos e seus invólucros estão em boas condições e os conectores estão presos firmemente à bateria.
Encha a bateria – Se a bateria não for uma unidade selada, verifique os níveis de eletrólito, usando água destilada para completar as células que apresentem nível abaixo do indicado na caixa da bateria. Tenha cuidado para não sobrecarregar o invólucro.
2 – Verificar a carga
Com a chave da moto na posição desligada, conecte um multímetro. Se o estado de carga for superior a 12,73 volts, a bateria está em ótimo estado. Abaixo de 12,30 volts, significa necessidade de recarga.
Se, após recarga, a tensão da bateria permanecer abaixo desse número, a recomendação é que esta passe por um teste de descarga. No caso, para atestar sua funcionalidade com CCA (Cold Cranking Amper) SAE. Mas, se a tensão, ao final do teste de 15 segundos, ficar abaixo de 9.60 Volts é preciso substituí-la.
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3 – Coloque a bateria certa
Caso precise comprar uma bateria nova, escolha uma que atenda às classificações recomendadas no manual do proprietário para o modelo específico da sua motocicleta.
Descubra a causa – apenas substituir ou recarregar a bateria quando apresenta falhas pode não resolver o problema. Nesse caso, é necessário avaliar se há algum defeito na moto, identificando o motivo que fez a bateria perder a carga. Há casos, por exemplo, em que um equipamento como alarme ou mesmo um curto-circuito pode estar roubando carga.
Antes de trocar a bateria por uma nova – avalie se outros componentes, como estator ou retificador de corrente estão funcionando bem e enviando a carga correta para a bateria. Caso contrário, mesmo uma bateria nova poderá apresentar problemas novamente em breve.
4 – Vida útil da bateria
A bateria original da moto dura, em média, entre três ou quatro anos, mas tudo depende de como a motocicleta é utilizada. Além disso, a instalação de acessórios pode reduzir a durabilidade e a carga da bateria.
Porém, antes de instalar, é bom consultar o Manual do Proprietário ou um eletricista mecânico. Assim, você se certifica de que a bateria da sua moto tem capacidade para receber tais acessórios.
Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.