Como polir o carro em casa: dica eficiente e econômica
Fazer a manutenção correta do carro é fundamental, até mesmo para que ele não desvalorize no mercado. Além disso, alguns procedimentos podem ser feitos em casa, desde que da forma correta e com materiais adequados. Aqui, você vê como polir o carro em casa para remover resíduos e pequenos danos causados por poeiras, calor, chuvas. As orientações são da Minuto Seguros.
Polir o carro em casa: dicas para fazer o procedimento de forma adequada
Para fazer o polimento em casa, providencie:
Algodão ou estopas bem finas
Pano de microfibra
Lustrador
Pasta abrasiva
Cera líquida
Cera cristalizadora
Polidor composto
Passo a passo para fazer o polimento do carro ( 7 passos )
1 º passo : Com o carro lavado e seco, aplique a cera líquida por todo o veículo.
2 º passo : Em seguida, aplique a pasta abrasiva com uma estopa ou algodão.
3 º passo : Deixe repousar por uns 10 minutos e remova o excesso da cera e da pasta abrasiva da lataria do seu carro. Para isso, use o tecido / pano de microfibra.
4 º passo : Agora, aplique o polidor composto pela lataria do carro com o auxilio da estopa ou do algodão.
- Uma dica importante nesta etapa é fazer movimentos na horizontal e vertical. Isso porque, ao contrario do que muita gente pensa, movimentos circulares podem acabar riscando a pintura do carro, certo?
5 º passo : Retire o excesso do polidor com o pano de microfibra. Então, aguarde cerca de 5 minutos para o produto secar.
6 º passo : Quando o polidor estiver seco, podemos finalizar. Assim, passe o lustrador com a estopa ou o algodão pela lataria do carro.
7 º passo : Em seguida, faça o mesmo processo do passo 6, com a cera cristalizadora. O carro estará brilhando!
Aproveite e veja: Dicas de manutenção para o seu carro e mais!
Vale ressaltar que o polimento também tem como função uniformizar o verniz da lataria. Além disso, não só remove, mas cria uma proteção contra sujeiras e a ação de raios solares. Também, protege contra gotas de água.
A polimento automotivo também ajuda a recuperar pinturas danificadas – que podem ter sido ocasionadas por manchas de sol, riscos pouco profundos, manchas vindas de resina de árvores e até mesmo de dejetos corrosivos de pássaros.
Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.