Como podem ficar montadoras europeias diante de possíveis sanções à Rússia

Veja como está o mercado automotivo europeu, e as possíveis sanções à Rússia, que acontecerão após os ataques do país à Ucrânia.

Nos últimos dias o mundo parou para acompanhar o confronto que se firmou entre Rússia e Ucrânia. Dito isso, diante desse cenário, como fica o setor automotivo no continente europeu? Veja alguns detalhes, como possíveis sanções à Rússia.

Veja como a guerra pode implicar em sanções à Rússia

Veja como a guerra pode implicar em sanções à Rússia (Foto: Pixabay)

O setor automotivo no continente europeu após o confronto entre os países: sanções à Rússia são analisadas

Após a confirmação do ataque da Rússia à Ucrânia, o país deverá sofrer fortes sanções do restante do mercado automotivo europeu, bem como de outras potências ao redor do mundo.

Entre as principais marcas que atuam no continente europeu está o grupo Stellantis, detentor de empresas como Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën, Ram e outras. Além da alemã Volkswagen e a francesa Renault. Desde o início das tensões dos dois países, muito se especulava sobre os ativos e operações dessas marcas.

A francesa Renault, por exemplo, conta com 75% marca AvtoVAZ, que produz automóveis no local através da Lada, no país.

Dito isso, acredita-se que o mercado europeu será o mais ativo no que diz respeito aos cortes que acontecerão no país russo no mercado automotivo.

Nesse momento, as marcas esperam para decidir quais serão os próximos passos em relação aos cortes. De acordo com o CEO da Renault, Luca Meo, por exemplo, a marca está analisando o cenário com cuidado.

Ainda de acordo com o CEO da montadora francesa, grande parte das peças são adquiridas dentro do país, dessa forma, a produção no país não seria afetada após uma possível sanção do ocidente. Nesse cenário, o único suprimento afetado seria o de semicondutores, componente que está em escassez desde o início da pandemia.

Um porta-voz da Mercedes-Benz, se pronunciou sobre o futuro da marca no país: “estamos muito preocupados com os desenvolvimentos recentes e esperamos que uma maior escalada possa ser evitada. Naturalmente, também levamos em consideração as sanções aplicáveis em nossas atividades comerciais com a Rússia.” A marca investiu cerca de R$ 250 milhões de euros na fábrica local.

O mercado automotivo russo no último ano

No ano passado, o mercado automotivo foi responsável por vender mais de 1,6 milhões de unidades de veículos comerciais leves. Entre o total de unidades, 4,1% foram da Lada, sendo responsável por mais de 350 mil unidades.

Já na Ucrânia, as marcas mais ativas no mercado automotivo são a Renault, Toyota e Chery.

Veja como a guerra pode implicar em sanções à Rússia

Dieter Zetsche, da Daimler, presidente russo Vladimir Putin e o ministro da economia alemão Peter Altmaier em abertura de fábrica da Mercedes na Rússia (Foto: Reprodução)

Com informações: Auto News Europe, Uol

 

 

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Nicole Santana
Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

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