Como pagar o pedágio no sistema Free Flow?
Sistema Free Flow: entenda as formas de pagamento do novo recurso e o que acontece se o pagamento não for feito pelo motorista
Após a implementação em diversas rodovias, a dúvida sobre como pagar o pedágio no sistema Free Flow persiste entre os motoristas. Por isso, o Garagem360 explica, de maneira prática e didática, todas as possibilidades. Confira e evite multas.
Como pagar o pedágio no sistema Free Flow?
Existem várias formas de pagamento do sistema Free Flow como tags de veículos e por meio de sites e aplicativos da concessionária responsável pela via.
Para que você entenda melhor, vamos pegar como exemplo a praça de pedágio do km 179 da rodovia Laurentino Mascari (SP-333), em Itápolis, que foi inaugurada recentemente.
Se você passar por essa via, o pagamento é cobrado de forma automática para aqueles motoristas que usam a tag nos veículos.
Já para os condutores que não têm esse tipo de serviço, o Garagem360 destaca que o pagamento pode ser feito por meio de vários canais que são disponibilizados pela concessionária.
Formas de pagamento do sistema Free Flow
A EcoNoroeste, responsável pela administração da SP-333, permite que o pagamento do sistema Free Flow seja feito por meio da plataforma Pedágio Pay, no site.
Outra possibilidade é o Whatsapp (0800 326 3663) e o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) da SP-333.
Este último, aliás, aceita pagamento em vários formatos, seja cartão de crédito, débito, PIX e dinheiro.
Quais são os benefícios do sistema Free Flow?
Além de melhorar o fluxo de veículos, uma vez que não é preciso parar o carro para pagar o pedágio, o motorista ainda pode economizar, caso use a tag em seu automóvel. A economia varia entre 5% a 96%.
Em uma simulação feita pelo Garagem360, na calculadora disponibilizada pelo site da concessionária, descobrimos que esse tipo de serviço pode oferecer um desconto de R$ 13.60, como mostra a imagem abaixo.
Para chegar a esse desconto, levamos em consideração a cidade de Catanduva como origem do trajeto e Matão como cidade de destino.
Leia também:
-
Pedágio Free Flow em SP: levantamento mostra como é possível economizar até 52%
-
Praças de pedágio já têm data para eliminar dinheiro como forma de pagamento: só cartão e tags
-
Nova lei prevê isentar motociclistas de pagar pedágio em estradas federais e estaduais
Qual é o prazo para pagar o sistema Free Flow?
Os motoristas devem fazer o pagamento em até 15 dias, caso não tenham a tag de veículos.
O que acontece se não pagar o sistema Free Flow?
O infrator comete uma infração grave. O valor é de R$195,23 e são descontados 5 pontos na carteira, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
E você, já passou pelo sistema Free Flow? Você teve dificuldades para fazer o pagamento? Comente!
Leia também: Tags de pagamento automático de pedágio: veja mitos e verdades sobre a ferramenta