Como pagar o IPVA atrasado? Dicas para não ficar devendo o imposto

Saiba com pagar o IPVA atrasado e regularizar a situação do carro ou da moto. Não deixe de acertar esta conta e evitar prejuízos futuros !

Todo início de ano, além do IPVA, há diversas outras contas a pagar. Assim, não é raro que muitos proprietários chegam ao meio do ano e fiquem com este imposto em atraso. Mas, é importante acertar esta conta para evitar transtornos com o veículo. Se você está com esta taxa pendente, organize-se e saiba como pagar o IPVA atrasado.

Acerte o IPVA em atraso! Foto: Grupo União de Jornais

Acertando as contas do veículo

Com saber se o IPVA está em atraso

Com a pandemia da Covid-19, muita gente não recebeu a notificação sobre o atraso do imposto. Mas, é possível fazer esta consulta pela internet. Dessa forma, sabendo mais detalhes sobre a situação.

Neste caso, a forma mais fácil é acessar o site da Secretaria da Fazenda do seu estado. Ao acessar, preencha os dados, como, por exemplo, RENAVAM e a placa do carro ou moto.

Os sites estaduais, em geral, já fornecem a opção de baixar o boleto do IPVA em atraso. Assim, é só efetuar o pagamento como achar melhor.

pagar o IPVA atrasado

Foto: comparaonline

Passos para pagar o IPVA atrasado

A seguir, você vê o passo a passo para facilitar o pagamento do IPVA em atraso. Ressaltando que é possível, também, optar por parcelar o que está em aberto.

  1. Passo: acesse o sita da Secretaria da Fazenda do seu estado. Tenha em mãos a placa do seu veículo e do RENAVAM.
  2. Passo: vá no link para emitir a guia de pagamento. Neste caso, o documento para pagar IPVA em atraso se chama “Guia para Regularização de Débitos (GRD)“. De forma automática, o boleto do imposto acompanha a multa, juros e demais encargos do atraso.
  3. Passo: aqui, você tem a opção de pagar de forma integral o imposto em atraso. Ou, então, parcelar o IPVA – que incide em encargos, mas é uma alternativa de regularizar imposto, mesmo estando “sinal vermelho”.
  4. Passo: por fim, faça o pagamento do boleto da forma que preferir, ou seja, com o documento em agências bancárias ou casas lotéricas ou com o código de barras, pela internet.
pagar o IPVA atradaso

Foto: O Globo

Você pode se interessar também por: carros que não pagam IPVA, regras de acordo com estados do país

Porque pagar o IPVA atrasado o quanto antes?

Vale relembrar a importância de não deixar o imposto em aberto. A inadimplência do imposto, por exemplo, impede o licenciamento do seu veículo. Assim, o seu carro ou moto pode ser apreendido.

De acordo com a Creditas, o não pagamento ainda incide em mais encargos, como multas e juros. Além disso, é possível ter o CPF incluso nos cadastros de proteção ao crédito.

Atenção também para o fato de que se o proprietário for flagrado circulando com o veículo com o IPVA em atraso terá que fazer o pagamento. Caso contrário, o carro ou a moto podem ficar no pátio do Detran. Assim, para regularizar a situação, além do IPVA, há custas com o estacionamento do Detran – que é cobrado por dias em que o veículo ficou detido.

E, se o proprietário não regular a situação, mesmo depois das situações mencionadas acima, o veículo fica sujeito a ir para leilão.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Erica Franco
Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

ASSISTA AGORA