Como obter descontos e se livrar de multas do IPVA 2022 em São Paulo

E em alguns estados, os motoristas podem pagar o IPVA 2022 com descontos. Veja aqui como conseguir um desconto na hora de pagar o imposto.

O ano de 2022 está começando e muitas pessoas já sabem quanto irão pagar pelo Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Esta é uma das principais taxas que os proprietários de carros em todo o Brasil devem pagar. E em alguns estados, eles podem pagar o IPVA 2022 com descontos. Em São Paulo, por exemplo, este desconto será tanto para quem pagar de uma só vez quanto para aqueles que parcelarem o valor.

IPVA 2022

Foto: Pixabay.com

Como obter descontos e se livrar de multas do IPVA 2022 em São Paulo

Do mesmo modo que acontece com o seguro DPVAT e do licenciamento, o pagamento do IPVA é necessário. Ele foi criado na década de 1980 para substituir a Taxa Rodoviária Única (TRU). Em todos os estados, que fica responsável pelo imposto é a Secretária da Fazenda. Para fazer as contas do imposto, é usado como base a alíquota estadual e o valor de mercado de carros usados.

Foto: Pixabay.com

Enquanto isso, no caso de carros novos, é usado o preço de nota fiscal. E o valor do IPVA 2022 está maior que o IPVA 2021. Isso porque os preços dos carros aumentaram. E para mitigar este valor, alguns estados estão oferecendo descontos para os contribuintes. Em São Paulo, foram oferecidos dois descontos. O de 9% era para aqueles que pagarem a cota única (pagamento em uma só vez) durante este mês – e de acordo com o número final da placa.

O último vencimento aconteceu na última semana. Mas não se preocupe! Ainda é possível conseguir alguns descontos no pagamento do IPVA. De acordo com o calendário divulgado pela Secretária da Fazenda e Planejamento de São Paulo, quem pagar a Cota Única durante o mês de fevereiro terá um desconto de 5%. Neste caso, o vencimento também depende da placa do veículo.

O vencimento para quem possui um carro com placa final 1 será no dia 10 de fevereiro. E assim segue até o dia 23 de fevereiro (placa com final 0). Os paulistas que pagarem o imposto parcelado também terão direito ao desconto de 5%. Serão ao todo cinco parcelas. O vencimento da primeira parcela já acontece em fevereiro. Lembrando que os donos  veículos novos terão desconto de 3%.

Veja abaixo o calendário de vencimentos do IPVA 2022 em SP

Foto: Divulgação/Detran-SP

Como fazer o pagamento?

IPVA 2022

Foto: Deybson Mallony/Pexels.com

Falamos acima que os motoristas podem pagar o IPVA 2022 de uma só vez ou de forma parcelada em cinco vezes. Além disso, os contribuintes possuem vários caminhos para realizar o pagamento do mesmo. Neste caso, eles podem aparecem em um dos bancos autorizados. São eles:

  • Bancoob
  • Bradesco
  • Banco do Brasil
  • Caixa Econômica Federal
  • Daycoval
  • Itaú Unibanco
  • Mercantil do Brasil
  • Rendimento
  • Safra
  • Santander

IPVA 2022 por estados: Confira aqui todos os calendários!

O dono do veículo terá que ter em mãos o número do Renavam. Lembrando que o pagamento pode ser feito por meio do internet banking e pelo aplicativo do banco. As casas lotéricas também poderão ser usadas para fazer o pagamento. A Sefaz do estado de São Paulo ainda informa que a pessoa que não pagar o IPVA ficará sujeita a uma multa de 0,33% por dia de atraso e juros mora (com base na taxa Selic). Depois de 60 dias, o perecentual da multa ficará fixada em 20% do valor original do IPVA.

IPVA para caminhões

Foto: Divulgação/Detran-SP

Um ponto que vale ressaltar é que os prazos são diferentes para donos de caminhões e tratores. Eles também têm direito ao desconto de 5% ao pagar a cota únicar ou decidir pelo pagamento parcelado. Mas a cota única só vencerá no mês de abril. Já as parcelas devem ser pagas nos meses de março, maio, julho, agosto e setembro.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

ASSISTA AGORA