Como o 5G irá revolucionar a indústria automotiva
5G vai revolucionar a indústria automotiva como conhecemos hoje. Veja quais os recursos mais interessantes dessa conexão.
A conectividade 5G já está revolucionando a indústria automotiva nos outros países e com a popularização da rede, também deve ganhar força no Brasil. Estamos chegando ao futuro, com novos recursos para melhorar a experiência do usuário e aumentar a segurança nas rodovias. Entenda!
5G vai revolucionar a indústria automotiva
Vamos aos pontos-chave:
Melhoria na mobilidade urbana
O 5G é uma tecnologia determinante para melhorar a mobilidade urbana em um curto e médio período. Quem estiver em seu veículo pode monitorar em tempo real o trânsito, saber as melhores rotas, ser notificado sobre acidentes na via a partir de uma conexão de alto tráfego de informação.
Carros, ônibus, caminhões e outros meios de transportes se conectam entre si ou com semáforos, placas de sinalização, câmeras e até as faixas no asfalto para criar uma rede independente e altamente funcional. O resultado será menos congestionamentos, acidentes e menor tempo de deslocamento.
Já os pedestres podem usar a conectividade gerada pela nova rede para a integração entre ônibus, metrôs, trens e aplicativos de transporte, o que permite um melhor deslocamento de quem não tem carro.
Além disso, as cidades inteligentes podem usar o 5G para gerenciar o trânsito de forma mais eficiente, reduzir congestionamentos e melhorar a segurança nas estradas, tornando a mobilidade urbana mais sustentável e eficiente.
Manutenção na indústria automotiva sem sair de casa
A Jeep, em 2018, precisou fazer um recall para atualizar o software do SUV Renegade. Até aí tudo, mas a mesma Jeep, publicou em seu site recentemente: “Se o seu carro possui o serviço de Conectividade, esta atualização não será necessária, pois sua Central Multimídia será atualizada automaticamente” em relação a mesma atualização.
Essas atualizações de sistemas serão apenas a ponta do iceberg da 5G para o diagnóstico e manutenção dos veículos. Em um futuro próximo, os condutores só vão precisar ir às oficinas para trocar peças gastas, e o próprio carro vai comunicar à central de atendimento da fabricante (e o proprietário) sobre a necessidade de manutenção.
Melhoria na automação veicular
O avanço rumo aos carros autônomos depende de uma ampla rede de conexão capaz de integrar veículos, semáforos, placas de sinalização, câmeras, entre outros mecanismos da infraestrutura de trânsito. Com a tecnologia 5G, essa rede vai tornar viável a direção autônoma.
“Grandes empresas já trabalham no desenvolvimento de carros autônomos. Na Europa, por exemplo, existe uma espécie de teledriving, onde o motorista dirige de um lugar distante um carro vazio. Por mais que a circulação de carros 100% autônomos ainda não seja comum, já estamos caminhando para essa realidade, e o 5G deve auxiliar este processo”, ressalta Bruno Muniz, sócio-executivo da Gaudium.
Oferta de serviços no próprio veículo
Em um futuro próximo também será possível comprar ou alugar serviços digitais aos condutores. Algo assim já existe em países como EUA e China e deve chegar ao Brasil até 2024.
Atualmente, alguns fabricantes já permitem que os proprietários de veículos conectados ao 5G possam adquirir funcionalidades que eram opcionais de fábrica, mas que o motorista optou por não comprar junto com o automóvel. São recursos do sistema, como alerta de estacionamento, alerta de manutenção, frenagem autônoma de emergência, entre outros.
O intuito é comprar esses serviços ou alugá-los, conforme a demanda e a oferta das empresas. Por exemplo, será possível adquirir um pacote de direção autônoma que será habilitado somente para uma longa viagem.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.