Como limpar o para-brisa do carro em casa; veja as dicas

Parece ser algo simples, mas nem todo motorista sabe limpar o para-brisa do carro. A limpeza incorreta traz riscos à segurança. Veja dicas.

Parece ser algo muito simples, mas a verdade é que nem todo motorista sabe limpar o para-brisa do próprio carro. Seja por falta de cuidado ou pelo uso de produtos de má qualidade, o resultado da limpeza incorreta irá aparecer nos piores momentos na direção, como na hora da chuva.

Por isso, trazemos algumas dicas para manter o para-brisa sempre limpo, algo fundamental para sua segurança no trânsito, seja na cidade ou na estrada.

6 dicas para limpar corretamente o para-brisa do seu carro

Uso de pano adequado é etapa importante (Foto: Divulgação)

A limpeza do para-brisa, quando realizada de forma incorreta, pode causar embaçamentos, que têm com o potencial de causar acidentes que podem colocar a sua vida e a de outras pessoas em risco.

Com a ajuda dos especialistas do InstaCarro, plataforma que facilita o processo de compra e venda de veículos de forma 100% online, listamos as seis dicas a seguir para que você não erre ao cuidar do para-brisa do seu carro.

1- Nunca passe jornal para limpar o para-brisa

Deveria ser óbvio que não se deve passar jornal no para-brisa, mas, infelizmente, existe uma lenda urbana que diz exatamente o contrário – e muita gente cai nessa. O jornal deixa uma tinta que pode não ser visível na hora, mas quando chove, o estrago estará diante dos seus olhos.

A tinta que o papel solta ao ser esfregado fica colada no para-brisa, criando uma película de sujeira que dificulta o trabalho dos limpadores. Dessa forma, jamais use jornal no vidro do carro.

2- Use limpador de vidros de qualidade

Não é qualquer loja de itens automotivos que vende um bom limpador de vidros. Por isso, é preciso ficar atento à composição do produto que você for adquirir.

A amônia, por exemplo, é um problema para vidros com película, pois causa ressecamento após várias aplicações. É possível produzir um limpador caseiro eficiente e inofensivo, com a mistura de água e detergente neutro.

Se o vidro estiver muito engordurado, uma alternativa é usar água com gás para a sua limpeza.

3- Use o pano correto para a limpeza

A escolha do pano para limpar o para-brisa talvez seja o item mais importante para realizar a limpeza corretamente. Não é qualquer pano que serve.

Para não causar riscos, opte por panos de microfibra ou por papel toalha. Um alerta: se o material estiver sujo, seja ele pano ou papel, poderá arranhar o vidro.

Quando for usar o pano para a limpeza, passe-o no sentido horizontal no exterior e na vertical no interior. Dessa forma você consegue saber com mais facilidade se a mancha está do lado de dentro ou de fora da cabine.

4- Aplicação de produto específico para limpar para-brisas

Caso o seu para-brisa tenha película, o ideal é aplicar a solução limpadora – vendida em lojas automotivas – no pano ou papel toalha para não danificar o plástico. Para secar use outro item, limpo e seco.

(creativecommons.org/licenses)

5-  Nunca tente desembaçar o para-brisa com a mão

Muitos motoristas usam a mão para limpar o vidro em um dia chuvoso. Porém, essa atitude é incorreta, pois isso irá engordurá-lo ainda mais, fazendo com que a visibilidade seja ainda menor.

Para situações como essa, tenha sempre no carro um pano limpo e um pouco de detergente neutro para passar no para-brisa. Quanto mais espalhado o produto for, menos o vidro ficará embaçado.

6- Pasta de dente ajuda vidros com arranhões

A pasta de dente entrega bons resultados ao limpar um para-brisa com arranhões. Na verdade, o indicado é  uma mistura da pasta de dente com bicarbonato de sódio.A aplicação e a forma de remoção do produto são os passos principais. A mistura deve ficar 100% homogênea, para não sobrar nenhum grãozinho de bicarbonato de sódio solto, que pode causar mais arranhões no vidro.

Com um pano seco e que não solte fiapos, aplique a pasta misturada no risco e nas laterais, sem excessos. Espere por 5 minutos e deixe o carro na sombra. Passado o tempo, é hora de remover a pasta.

Com um novo pano seco, remova a pasta por completo. Misture óxido de ferro e glicerina – produtos que são facilmente encontrados à venda na internet –para a remoção completa. Aplique essa mistura, deixe agir por 2 minutinhos e remova com o pano seco.

Passe um pano úmido para remover a segunda mistura. Depois, passe o pano úmido em toda a superfície do vidro. O último passo é aplicar o produto específico para limpar vidros e pronto – seu para-brisa estará como novo.

Para-brisa embaçado é resultado de limpeza incorreta (Foto: Divulgação)

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile