Confira seis dicas práticas de como limpar e lavar o carro em casa
Como limpar e lavar o carro em casa com seis dicas super práticas. “Fugir” do sol e passar a cera corretamente são algumas delas. Veja mais!
Quem não quer o automóvel sempre com aquela sensação de carro novo? Para isso, profissionais da Carupi – uma das principais startup’s brasileiras de compra e venda de veículos – preparou para o Garagem360 seis dicas práticas como limpar e lavar o carro em casa. Confira a seguir!
6 dicas práticas de como limpar e lavar o carro em casa e manter como novo
Fora da rota do sol
De acordo com os profissionais da startup, não limpe o seu carro embaixo do sol. Isso porque, muita gente não sabe, mas o sabão em contato com a lataria e a luz solar tende a secar rápido demais. Dessa forma, pode prejudicar a pintura e causar marcas no carro.
Fuja dos abrasivos
Parece uma dica dispensável, mas utensílios ásperos não são apenas aqueles que criam grandes atritos. Por exemplo, os profissionais explicam que esponjas aparentemente macias podem causar arranhões e danificar a pintura.
O ideal, então, é usar materiais de microfibra e que sejam específicos para a limpeza de carros.
Produtos adequados
Nem sempre receitas caseiras ou produtos multiuso são boas opções. Vidros do carro até podem ser higienizados com limpa-vidros domésticos. Por outro lado, cuidado com produtos para limpeza doméstica.
Para-brisas e outras partes do automóvel requerem produtos específicos para carros, certo?
Não exagere na água
Esqueça que quanto mais água, mais limpo o carro ficará. Além de desperdiçar o recurso natural, o excesso de água na hora de lavar e limpar o automóvel pode resultar em resíduos e enferrujar partes do carro.
O recomendável é aplicar água com borrifador. Dessa forma, você evita o exagero e os problemas decorrentes.
Parte interna
Não se esqueça da parte interna do veículo. O assoalho e o carpete devem ser higienizados. Uma boa dica é usar aspirador e limpar com esponjas ou tecidos especiais para carros.
Além disso, não exagere em produtos para dar brilho ou novidades do setor. Sempre aplique com moderação no interior do carro e de acordo com as instruções do fabricante.
Atenção na hora da encerar
S. De acordo com os profissionais da startup, o automóvel deve estar seco, antes da cera ser aplicada.
Aplicar cera sob superfícies úmidas pode causar bolor e manchas, ao invés de brilho.
“No futuro, a conservação contará muito na hora de vendê-lo, pois facilitará a valorização dele. Com o mercado de carros usados e seminovos em alta, cada vez mais os compradores se preocupam em adquirir veículos com excelente acabamento de proprietários preocupados com a conservação do veículo que estão oferecendo”, finaliza o CEO da Carupi, Diego Fischer.
Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.