Como instalar kit GNV conforme orientações do Detran

A instalação do kit GNV deve seguir todos os procedimentos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para que o veículo circule de forma regular e segura. Os proprietários de veículos que desejam fazer a instalação do kit de Gás Natural Veicular (GNV) devem seguir todos os procedimentos estabelecidos para que o veículo circule de forma regular e segura.

Saiba o que fazer para instalar kit GNV e deixar o carro regularizado junto ao Detran

A instalação do kit GNV é um serviço produrado em todo o país porque o gás pode gerar até 50% de economia para o motorista.

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) ressalta que a mudança do combustível para o GNV é uma alteração de característica do veículo, e como tal um rito deve ser obedecido. Como se trata de uma regra de caráter nacional, esse procedimento é válido para todos os Estados brasileiros. Confira as orientações do Detran. 

VEJA TAMBÉM

https://garagem360.com.br/gnv-pode-gerar-ate-50-de-economia-ao-motorista-entenda/
Somente segundo as prientações do Detran o carro ficará legalizado para rodar com GNV (Foto: Arquivo/Garagem 360)

Para realizar a alteração, o proprietário deve agendar o atendimento presencial em alguma unidade do Detran, por meio do site oficial do órgão, e iniciar o processo de alteração de característica do veículo.

O Detran vai realizar uma vistoria prévia e emitir um termo de autorização para que o proprietário do veículo realize a instalação do kit GNV na oficina mecânica de sua preferência.

Após a instalação do GNV, o veículo deve ser levado até uma empresa homologada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para emitir o Certificado de Segurança Veicular (CSV). 

Feito isso, o proprietário retornará ao Detran, passando novamente pela vistoria para validar a alteração realizada no veículo, e depois será encaminhado para dar início ao processo de mudança de característica no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV-e).

https://garagem360.com.br/gnv-pode-gerar-ate-50-de-economia-ao-motorista-entenda/
Seguindo as normas, carro terá o CRLV-e atualizado (Foto: Divulgação/Senatran)

Segundo dados do setor de Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito do Detran (Renaest), 2.780 veículos estão registrados com alteração de combustível para o GNV somente em Mato Grosso.

Motoristas de aplicativo têm isenção em Mato Grosso

Nesse Estado da região Centro-Oeste, os proprietários de veículos que trabalham como motorista de aplicativo podem solicitar junto ao Detran-MT a isenção das taxas do serviço de mudança de característica do veículo para o GNV. A medida é válida para veículos registrados e licenciados em Mato Grosso e com motor de no máximo 1.600 cilindradas.

Consulte o Detran do seu Estado para saber sobre eventuais condições especiais para grupos específicos.

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar