Como funciona a isenção de impostos em carros para idosos aposentados
Junto com a aposentadoria vem alguns benefícios importantes para facilitar a vida da pessoa idosa, mas nem todo mundo sabe desses direitos e muito menos como eles funcionam.
De acordo com algumas concessionárias, muitos idosos chegam até às unidades de venda sem saber como funciona o procedimento de isenção de impostos de carro para a terceira idade.
Se você também quer entender como é a isenção de impostos de veículos para os idosos, continue lendo:
Quem quer se tornar um proprietário de veículo, precisa estar atento a alguns gastos obrigatórios que estão presentes. Estamos falando dos temidos impostos!
Mas se você faz parte da terceira idade e é um aposentado, antes de pensar em comprar quaisquer carros em 2021, você precisa entender o que é a isenção de impostos e como ela pode beneficiar você.
Como funciona a isenção de impostos nesses casos?
Em primeiro lugar, é importante enfatizar que a isenção de impostos não é aplicada de acordo com a faixa etária de idade dos aposentados e sim, uma série de condições que precisam ser avaliadas.
Esses problemas precisam ser específicos e estar dentro das condições previstas pelo direito. Em sua maioria, essas condições dizem respeito a redução de mobilidade, de forma geral.
Uma outra característica que deve ser mencionada é que o idoso em questão não precisa, obrigatoriamente, ser o condutor do veículo para que a isenção e logo, os descontos, sejam aplicados.
Quem está pesquisando sobre o assunto precisa saber igualmente que todas essas condições são aplicadas somente a veículos 0 km, ou seja, novos.
Como solicitar a isenção?
Todos os segmentos necessários devem ser iniciados no Detran. Tanto para os idosos que irão conduzir o veículo quanto para os que não irão, será necessário atualizar a Carteira Nacional de Habilitação, uma vez que é através dela que os próprios dados serão atualizados no órgão e que as possíveis adaptações do veículo serão feitas.
Depois de dar inicio ao processo será exigido do aposentado em questão um laudo médico que comprove a redução de mobilidade declarada pelo mesmo. Esse laudo pode demorar um pouco e por isso, quanto antes ele for solicitado, melhor!
Assim que a solicitação e o laudo médico estiverem em mãos, o próximo passo será ir até uma agência da Receita Federal para realizar a solicitação da isenção de impostos.
Lembrando que nesses casos, existem condições especiais para o veículo, este, por exemplo, deverá ser de fabricação nacional.