Como fazer o carro ligar no frio de forma correta e segura

Como fazer o carro ligar no frio de forma correta e segura? Veja no post algumas dicas para fazer o carro funcionar em dias mais frios.

Como fazer o carro ligar no frio de forma correta e segura? As baixas temperaturas podem dificultar a partida do motor, especialmente em carros mais antigos ou com problemas no sistema de injeção eletrônica. A boa notícia é que você pode melhorar a performance do seu carro, reduzindo a demora mesmo nos dias mais frios. 

Porque o carro tem dificuldade de ligar no frio?

Geralmente os veículos flex e movidos a etanol tem maior dificuldade para dar partida (ignição) por conta da dificuldade do etanol de se vaporizar no motor em temperaturas mais frias. Em baixas temperaturas, o álcool tende a entrar em estado líquido no motor, assim o carro nem sempre “pega rapidamente”. 

Os carros mais modernos com sistema que pré-aquece os bicos injetores, e consequentemente o combustível. O sistema de partida a frio verifica a temperatura ideal para a ignição, ou seja, faz a queima do combustível necessária para mover os pistões e fazer o carro funcionar. 

Os modelos mais antigos são equipados com um tanquinho (reservatório), em que é necessário colocar um pouco de gasolina para auxiliar na partida dos carros a etanol. 

No entanto, deficiências nesses sistemas também podem dificultar a ignição, como problemas no sensor em identificar o etanol.

Outros problemas relacionados incluem:

  • Aumento na viscosidade do óleo – O óleo lubrificante fica mais denso em temperaturas baixas, dificultando a circulação e aumentando o atrito entre as peças do motor. 
  • Bateria fraca – As baterias, em dias frios, tendem a perder capacidade, exigindo mais energia para funcionar. Aquelas usadas a mais tempo ficam mais sobrecarregadas em temperaturas baixas. 
  • Condensação – A umidade do ar se condensa no interior do motor, formando pequenas gotas que dificultam a combustão. 
Mantenha o nível e a qualidade do óleo do motor - Foto: Freepik
Mantenha o nível e a qualidade do óleo do motor – Foto: Freepik

Leia também:

O que acontece com carro elétrico no frio.

Como fazer o carro ligar no frio de forma correta e segura?

  • Evite abastecer apenas com etanol – Em alguns locais é mais econômico abastecer com etanol, mas isso pode dificultar que o motor dê partida. Se o veículo for flex, procure misturar 20 a 30% de gasolina ao abastecer.
  • Aqueça o motor – Antes de iniciar a condução e dê a partida até que o veículo tenha força para sair. Esse tempo vai adequar a viscosidade do óleo no motor, de modo a lubrificar adequadamente os componentes necessários. 
  • Não acelere – Enquanto espera o motor aquecer não acelere para não inundar o motor com combustível, o que vai dificultar ainda mais a ignição. 
  • Verifique o nível de combustível – Evite deixar o carro com menos de ¼ do tanque, principalmente em dias frios. 
  • Verifique a bateria – Certifique-se que a bateria está em boas condições e possui a carga suficiente. Se for necessário, troque-a. 
  • Faça as revisões periódicas – Um motor bem revisado e com a manutenção em dias vai funcionar melhor em qualquer temperatura. 
  • Utilize aditivos específicos – aditivos são projetados para otimizar o desempenho do combustível. Eles melhoram a viscosidade do óleo, melhora a ignição, ajuda na limpeza e evita a corrosão no sistema.

E você? O que faz quando o seu carro demora para ligar durante o frio?

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA