Como fazer a baliza perfeita e ir bem na prova do Detran em 2024

Uma dos famosos fantasmas do novo condutor é a baliza. Dessa forma, confira como fazer a baliza perfeita e ir bem na prova do Detran em 2024!

Uma das mais famosas pedra no sapato de quem está iniciando sua vida como condutor é a baliza. Dessa forma, confira como fazer a baliza perfeita e ir bem na prova do Detran em 2024! 

Foto: Divulgação/Detran-BA

Como fazer a baliza perfeita

Se você chegou até aqui é porque está precisando de uma ajudinha para mandar bem na prova do Detran 2024, principalmente na realização da baliza. 

A manobra que é uma das etapas da manobra de estacionar é um verdadeiro pesadelo para muitos motoristas de primeira viagem. 

E caso você seja um desses candidatos a CNH aterrorizados por esta etapa da avaliação, calma! Nem tudo está perdido. 

Confira a seguir, algumas dicas que irão te ajudar e muito no modo correto de fazer a baliza e se dar bem na prova do Detran em 2024. 

Como funciona a baliza do Detran?

A baliza do Detran acontece geralmente com o estacionamento de um veículo entre dois cones. Baliza nada mais é do que a manobra de estacionamento avaliada pelo Departamento Estadual de Trânsito no processo de habilitação. 

Foto: Divulgação/Detran

Controle emocional

A primeira dica não tem nada a ver com a ação da manobra em si, mas sim com a estabilidade emocional do candidato à CNH.

Isso porque ficar nervoso só vai piorar a situação e embora seja difícil em muitos casos controlar a ansiedade e o pessimismo, é preciso se tranquilizar para ter menos chances de errar a manobra. 

Alinhamento dos veículos

  • A primeira ação a ser considerada pelos motoristas na realização da baliza é alinhar o carro dirigido com o veículo à frente da vaga em que se quer estacionar. 
  • Não esqueça que após o alinhamento inicial, o motorista precisa virar todo o volante para o lado que se deseja estacionar. 
  • Ao entrar na vaga é preciso acertar o volante e depois virar para o lado contrário para completar a manobra. 

Pontos de referência do veículo 

Dessa forma, o motorista deve levar em conta aspectos como a posição do retrovisor (geralmente o direito), o ângulo de entrada do veículo na vaga e a passagem completa do carro sobre o veículo da frente. 

Outro ponto de referência que ajuda e muito é a composição de visualização pelo retrovisor interno e o vidro traseiro. 

Não deu certo? Saia da vaga e entre novamente

Se por algum motivo você não conseguir estacionar de primeira no ponto destinado, não tem problema. 

Não há um tempo estimado para fazer a baliza, mas deve ser feita de modo correto. 

Sendo assim, se o carro ficou ‘’torto’’ ou não foi possível finalizar a baliza, volte ao ponto inicial de alinhamento e faça o processo outra vez, com calma. 

Foto: Freepik

Não esqueça de parar o carro totalmente

Se sua baliza foi um sucesso, é só para o carro totalmente, isto é, puxar o freio de mão e tirar o pé da embreagem. 

Lembre-se: nada adianta uma baliza perfeita se você deixar o carro ‘’morrer’’ ao final da manobra, pois isso custará pontos na sua prova final. 

A baliza só é devidamente analisada pelo responsável após totalmente concluída, ou seja, quando o veículo encontra-se parado na vaga. 

Gostou das dicas? O Garagem360 tem muita mais conteúdos relacionados à ajuda e serviço, acesse! 

Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

wpDiscuz
Sair da versão mobile