Como estão os cancelamentos do Uber em 2022? Fomos pesquisar!

A Uber em 2022 tem um grande problema: solucionar e sanar de vez o número de reclamações dos passageiros por cancelamento de corrida, veja!

Quando a Uber começou a atender no país, ela chegou como uma empresa revolucionária, disposta a prestar um bom serviço para os passageiros e ser uma aliada dos motoristas. Porém, atualmente, a situação é um tanto quanto diferente, e o número de reclamações da Uber em 2022 não para de crescer.

Uber em 2022: reclamações de cancelamento de viagem continuam (Foto: Freepik)

Uber em 2022: empresa continua com altos índices de reclamações

A Uber, empresa de transporte por aplicativo mais popular no mercado brasileiro tem enfrentado uma série de reclamações por parte dos usuários da plataforma. Além dos altos preços cobrados pelas corridas, os clientes estão insatisfeitos com a demora para que uma corrida seja aceita, bem como a alta taxa de cancelamentos. Há relatos de espera de mais de uma hora e viagens canceladas por mais de 30 vezes.

Os problemas se intensificaram e ganharam mais visibilidade durante o período de pandemia, no qual houve uma maior procura por serviços de transporte por aplicativo, uma alternativa aos transportes públicos.

Porém, com o aumento da demanda, também foram registrados aumentos nas tarifas, bem como no tempo de espera.

Em regiões metropolitanas como São Paulo e Rio de Janeiro, os bairros mais afetados pelo horário de pico, chegaram a registraram tarifas de até R$ 70, para viagens que geralmente custam entre R$ 15 e R$ 20.

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Uma coisa leva à outra: o alto preço dos combustíveis é uma das causas para as reclamações da Uber em 2022

Uma das reclamações mais frequentes entre os passageiros são as diversas corridas canceladas pelos motoristas parceiros da plataforma. Porém, esses têm uma justificativa para a causa. Segundo eles, com o alto preço dos combustíveis registrados em 2021, agora é necessário reavaliar com mais critérios cada viagem aceita, já que nem todas são vantajosas financeiramente.

Dependendo da corrida, o preço gasto com combustível e a taxa obrigatória paga à plataforma não compensam o valor da viagem solicitada pelo passageiro, e com isso, eles acabam cancelando as viagens com mais frequência.

Segundo o levantamento do IBGE, entre os meses de janeiro e dezembro de 2021, houve um aumento médio de 44% no preço dos combustíveis.

Alta dos combustíveis é um dos problemas dos cancelamentos (Foto: Pixabay)

Uber explica que o problema maior está na alta demanda

Em declaração ao portal Tecnoblog, a empresa enfatizou que a alta demanda altera os preços das corridas, e que os passageiros também têm à disposição dentro do aplicativo a opção de chamar um táxi, caso julguem mais conveniente.

“Quando a demanda por viagens, em uma determinada área, é maior do que o número de motoristas parceiros circulando na região naquele momento, o preço se torna dinâmico e o valor da viagem pode se tornar mais caro do que o habitual para aquele mesmo trecho. O preço dinâmico é aplicado para incentivar que mais motoristas se conectem ao aplicativo e assim os usuários tenham um carro sempre que precisar. Quando a oferta sobe novamente, os preços voltam ao normal. De qualquer forma, o preço dinâmico é informado ao usuário no momento em que a viagem é solicitada.” Relatou a empresa para o Tecnoblog.

Segundo a Uber, o problema é a demanda (Foto: Freepik)

 

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

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