Como escolher seu primeiro carro elétrico: guia completo
Como escolher seu primeiro carro elétrico. Veja o guia completo com os principais pontos a se levar em consideração
Como escolher seu primeiro carro elétrico? Cada vez mais brasileiros estão aderindo à eletrificação. De acordo com a ABVE (Associação Brasileiro do Veículo Elétrico) foram vendidos 79.304 carros elétricos (100% elétricos e híbridos) no primeiro semestre de 2024.
Mas e quem está querendo aderir a essa tendência, o que precisa saber? Nós do Garagem360 fizemos este pequeno guia para ajudar quem busca o seu primeiro eletrificado.
Por que escolher um carro elétrico?
A princípio, vamos destacar os benefícios de ter um carro elétrico:
Economia
Pode colocar no papel: um carro elétrico vai compensar mais do que um carro a combustão até um pouco mais caro, principalmente para os proprietários com sistema de placa solar em casa.
O custo, de acordo com a Volvo, o custo do km rodado de um carro elétrico da marca, como o XC60 sai por R$ 0,16, enquanto de um carro a combustão com potência equivalente é de R$ 0,61. Quase quatro vezes mais.
Sustentabilidade
Não adianta dizer que as baterias de lítio poluem, já que a produção de um modelo a combustão também, e ainda emite gases poluentes durante toda a sua vida útil, diferente dos modelos 100% elétricos.
Desempenho
O torque é geralmente maior em veículos elétricos devido a aceleração instantânea. Isso levando em consideração modelos equivalentes à combustão em termos de potência e torque.
Manutenção
O custo de manutenção de um carro elétrico é menor, já que não precisa trocar óleo, além de outros componentes. Além disso, a garantia das fabricantes costuma ser maior por conta da bateria.
Tecnologia embarcada
Um carro elétrico costuma trazer mais recursos tecnológicos do que os modelos à combustão, principalmente se comparado aos mais baratos.
Como escolher seu primeiro carro elétrico?
Veja o que levar em consideração ao escolher o primeiro carro elétrico:
Autonomia do carro elétrico
A distância em que o carro elétrico pode rodar com uma carga completa da bateria é um fator crucial. Nem sempre é possível fazer grandes viagens devido a infraestrutura pública de carregamento, mas para o meio urbano pode ser muito bom.
Hoje há modelos que superam os 500 km de autonomia no Brasil. É mais que suficiente para muitos motoristas.
Custo do carro elétrico
Carros elétricos ainda são mais caros que os veículos a combustão. O modelo mais acessível atualmente é o Renault Kwid e-tech, vendido a partir de R$ 99.990, enquanto o modelo a combustão mais barato gira em torno dos R$ 70 mil.
Tempo de carregamento
O tempo necessário para carregar a bateria varia de acordo com o modelo, a potência do carregador e a bateria. Há modelos com carga rápida de 20% a 80% em pouco mais de 30 minutos, o que pode ser uma boa opção para quem precisa carregar com mais rapidez.
Oferta pública de carregadores paara veículos eletrificados
Outro ponto a se avaliar é a oferta pública de carregadores na sua região. Portanto, pesquise a disponibilidade de pontos de carregamento no seu trajeto diário e avalie se vale a pena ou se é necessário esperar um pouco mais para um reforço nessa infraestrutura.
Considere também o custo de instalação de um carregador em casa e de painéis fotovoltaicos, se for do seu interesse.
Incentivos governamentais
A maioria dos governos dos estados oferece algum tipo de incentivo a quem compra um carro elétrico, como isenção do IPVA, liberdade para trafegar em áreas com restrições de rodízio, entre outros. Veja se é o caso do seu estado.
Tecnologia embarcada
Além dos veículos 100% elétricos, o mercado brasileiro conta com híbridos do tipo HEV e MHEV (sem necessidade de carregar em fonte externa de energia) e híbridos tipo PHEV, com motor a combustão e elétrico recarregável em fonte externa.
Se o seu perfil não é compatível com o modelo 100% elétrico, você pode escolher um híbrido, cujo consumo de combustível é geralmente menor do que um modelo a combustão.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.