Como comprar carros seminovos com carta de crédito: descubra aqui!
Veja como é possível comprar carros seminovos com carta de crédito de consórcio automotivo. Confira os detalhes do processo.
A aquisição de um veículo ainda é o sonho de consumo de muito brasileiro. Porém, com os altos preços, muitos partem para o mercado de seminovos, onde há opções mais em conta. Além disso, na hora de comprar um veículo é preciso levar em consideração as opções de compra, dessa forma, veja como comprar carros seminovos com carta de crédito.
Comprar carros seminovos com carta de crédito é possível
Com os altos preços dos veículos, na hora de decidir comprar um carro, o leque de modelos deve ser bem abrangente, dessa forma, será possível procurar por opções que priorizam a economia.
Uma delas é o mercado de seminovos, que no comparativo com os veículos zero km, podem oferecer ótimos descontos. Porém, o que poucos sabem que é o segmento de carros seminovos permite a compra de modelos através de carta de crédito, o conhecido consórcio.
Ainda hoje há o mito que o consórcio automotivo só é aplicado aos carros novos, porém, assim como os tradicionais financiamentos bancários, é possível comprar carros seminovos com carta de crédito.
Como conseguir uma carta de crédito para comprar o veículo
A carta de crédito é a contemplação do consórcio. Ele funciona de forma coletiva, onde você se une a várias pessoas com os mesmos interesses, pagando uma parcela mensal que varia de acordo com o valor da carta de crédito e duração do grupo. A liberação do valor, que é a contemplação da cota, acontece por meio de sorteios, lances ou da finalização do grupo e mesmo após a contemplação, todos devem continuar o pagamento até o final.
Como funciona a contemplação da carta de crédito
A contemplação pode ser feita via sorteios, com base no número de cotas de cada um. Os sorteios acontecem mensalmente, e, dependendo do grupo, pode ter mais de uma contemplação durante o período. Os sorteios são realizados pela loteria federal ou pelo sistema próprio da administradora, desde que seja auditado.
Para quem deseja a liberação mais rapidamente, é possível fazer um lance, ofertando adiantamento de parcelas do consórcio — vence quem der o maior valor. Existem três tipos de lance:
Lance livre: o consumidor oferta um percentual da carta;
Lance fixo: o consorciado estabelece um valor do crédito pré-definido, de acordo com as regras do grupo;
Lance embutido: opção para quem quer oferecer parte do valor da carta de crédito.
Após a contemplação, o consorciado recebe a carta de crédito para comprar o automóvel que deseja à vista.
Aproveite e veja: Tudo sobre o Fiat Toro 2022
Comprar carros seminovos com carta de crédito: as vantagens de optar pelo consórcio automotivo
Uma das principais vantagens é que o consumidor tem a total liberdade para escolher o valor da carta de crédito, o número e valor das parcelas. A Consorciei, uma das empresas do segmento explica que para quem não tem disciplina para juntar dinheiro todo mês, por exemplo, é possível aproveitar o caráter obrigatório do pagamento mensal como incentivo para poupar. Além disso, para iniciar um consórcio, você não precisar dispor de um valor para dar como entrada.
Outra vantagem é que, diferentemente do que acontece com o financiamento, não existe taxa de juros. Na verdade, o principal custo é a taxa de administração, que é dividida ao longo de todas as parcelas e que corresponde a uma porcentagem da carta de crédito. Dependendo do mês em que você for contemplado e da taxa de administração contratada, o custo total do consórcio pode ser significativamente inferior ao de um financiamento. Para garantir isso, é necessário fazer a escolha certa e um bom planejamento.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.