Como começar 2025 de carro novo e sem perrengue financeiro

Está planejando comprar um carro ano que vem? Vamos te ajudar. Veja como começar 2025 de carro novo e sem perrengue financeiro.

Quer começar em 2025 com carro novo e sem perrengue financeiro? Uma pesquisa da consultoria EY, divulgada no início do ano, mostrou que 70% dos brasileiros gostariam de adquirir um automóvel novo em 2024. 

Só que isso não aconteceu para todo mundo. Se esse carro novo ainda não veio, tudo bem, mas 2025 pode ser o seu ano. Vou te ajudar com este post para você se planejar a partir de agora. 

Como começar 2025 de carro novo?

Planejamento financeiro

Antes de qualquer coisa, organize suas finanças. Não adianta começar uma dívida que pode aumentar sem ter condições. Por isso, comece fazendo o orçamento detalhado, incluindo suas receitas, despesas, reservas, etc. 

A partir daí, você vai conseguir saber o quanto você pode investir no seu veículo, levando em conta que há outras despesas além do valor pago ou parcela.

Valor do veículo

Faça uma lista dos carros que você quer. Aqui no Garagem360, a gente apresenta diversos modelos, novos, seminovos, lançamentos, rumores do que pode vir para o Brasil, enfim, não falta material para pesquisar. 

Colocou no papel os modelos com os preços? Ótimo, agora vem a segunda parte da pesquisa: os custos agregados.

Financiamento 

Vai financiar? Simule com seus bancos, bancos terceiros e os bancos das montadoras. A diferença pode ser gritante de acordo com a instituição financeira. 

Além disso, quanto mais antigo o carro, maiores podem ser as taxas de juros. Ou seja, às vezes sai mais barato comprar um modelo mais novo. 

Pode pagar mais de uma prestação por mês? Ótimo, opte pelas últimas para amortizar os juros e reduzir o prazo de financiamento. 

Como começar 2025 de carro novo? Foto: Nicole Santana/Garagem360

Seguro

Com a lista em mãos, pesquise o valor médio dos seguros. Procure em mais de uma seguradora, levando em conta pontos como preços, apólice ( o que cobre) e grau de confiança. 

IPVA e Licenciamento

São dois tributos com valores que variam conforme o estado: IPVA e Licenciamento. Para estimar o preço do IPVA, pesquise qual a alíquota do estado, a tabela FIPE do veículo e faça cálculo para verificar se vale a pena. 

“O IPVA, por exemplo, custa entre 1% e 6% do valor do veículo, representando até 12% dos gastos anuais com o carro”, gerente de marketing do V1, Vinícius Carneiro.

Aqui você vê todas as alíquotas dos estados para carro de passeio, motocicleta, caminhões, etc.

Combustível

A lista também vai servir para pesquisar qual o consumo médio dos veículos desejados. Se for importante, opte por aqueles mais econômicos. Alguns modelos, com motor 1.0, chegam a fazer mais de 16 km/l, o mesmo que alguns modelos híbridos. 

Manutenção e revisões

Considere também os custos com revisões e manutenções. Carros 0 km precisam da revisão na quilometragem certa e na autorizada para manter a garantia. 

Revisões, manutenção, troca de óleo, pneus, bateria, tudo é custo – Foto: Freepik

Depreciação

Vinícius ressalta que a depreciação começa no momento em que o carro sai da concessionária, resultando em uma perda de 10% a 20% do valor já no primeiro ano. 

Considere a assinatura

“Contratar o serviço de assinatura garante ao motorista que ele não precisará se preocupar com gastos em manutenção e revisão, que estão entre os maiores custos de um carro próprio”, explica Vinícius. 

Ele explica despesas como emplacamento, seguro, IPVA, IOF e documentação estão todas incluídas na assinatura.

E aí, vai comprar um carro novo em 2025? Conte para nós qual é o seu preferido nos comentários.

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

wpDiscuz
Sair da versão mobile