Como carro criado para exército acabou se tornando o maior sucesso do Brasil

Atualmente os veículos SUVs são os maiores responsáveis pela retomada no setor automotivo brasileiro, mas você sabe como começou a história desse carro?

Como carro criado para exército acabou se tornando o maior sucesso do Brasil
Modelos mudaram ao longo de sua história para atingirem alcance global (Foto: Freepik)

SUV: categoria de carro líder

De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), os SUVs são responsáveis por 46,59% dos emplacamentos no país.

Só para se ter uma ideia, a segunda categoria mais bem colocada no ranking do primeiro quadrimestre de 2023 é a dos hatches, que possui 26,03%.

VEJA TAMBÉM

Tal consolidação se explica por alguns fatores como: conforto, tecnologia e potência que os montadoras cada vez mais aplicam nos modelos da categoria.

Mas para chegar ao cenário atual, muita coisa mudou, inclusive a finalidade desses veículos, criados com outra proposta.

Origem e transformação

A sigla SUV é originária dos Estados Unidos e em tradução livre significa ”veículo utilitário esportivo” (Sport Utility Vehicle).

Atualmente esse modelos se destacam pelo perfil off-road e estrutura capaz de lidar com várias situações adversas com maestria.

Tudo isso, porém, tem origens ligadas à finalidade para qual este tipo de veículo foi criado: o serviço militar.

Desta forma, no início dos anos 40, o exército dos Estados Unidos solicitou aos fabricantes automotivos da época que criassem um modelo de veículo capaz de transportar os soldados americanos.

Desde sua criação, o veículo SUV tinha como objetivo lidar com terrenos irregulares e de difícil locomoção.

Tal característica passou por adaptações e recebeu modernizações para triunfar com o principal tipo de carro em países como Brasil.

A robustez e o ar de ”importância” que o SUV confere aos motoristas é com certeza um dos principais fatores favoráveis ao sucesso deste tipo de carro, não só por aqui como em vários lugares do mundo.

Para chegar ao estágio atual, os SUVs passaram por adaptações em vários países, acrescentando funções ao veículo como o uso para agricultura.

Além disso, com a presença cada vez mais forte da tecnologia e ajustes direcionados ao público geral como maior esportividade nos veículos, este tipo de carro ganhou o mundo.

Influência da Jeep

O fato de a Jeep ter atualmente no Brasil o SUV mais vendido (Compass) só evidencia a importância da marca para o segmento, e esse protagonismo vem desde suas origens.

A marca americana foi criada como um modelo inicial em meio a Segunda Guerra Mundial para atender a demanda estadunidense no conflito mundial.

Desse modo, mais do que o nome da montadora por trás veículos até os dias de hoje, a palavra ”jipe” (em português), virou sinônimo deste modelo, o que garante a propriedade e importância da fabricante para o setor.

Gervásio HenriqueJornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar