Como calibrar o pneu em 7 passos (o último nem todo mundo se recorda)

Você sabe calibrar pneu corretamente? Leia o post, saiba como saber a calibragem certa e o procedimento. Entenda!

Calibrar o pneu não é um bicho de sete cabeças, mas é fundamental para manter sua vida útil. Muitas pessoas deixam essa tarefa para depois, mas esquecem que isso é um erro. Preparamos este post com informações valiosas que vão ajudá-lo. 

Calibrador

O calibrador indica quanto é preciso encher o pneu. Foto: Robson Quirino/Garagem360

Como calibrar o pneu 

De acordo com Marcos e o Léo, profissionais do Pneus Silva, oficina mecânica localizada em Brasília, cada pneu precisa das medidas adequadas, assim o desgaste é igual para todos os pneus e reduzem as chances de acidentes.

A tabela que passaram é a seguinte:

  • carros de passeio: 30 a 32 libras, dependendo do peso;
  • picapes pequenas: 30 a 35 libras
  • picapes médias e furgões: 40 a 80 libras
  • caminhões: 100 libras.

Além disso, você pode ler as informações no próprio pneu. A medida é dada por três números: a largura do pneu em milímetros, a altura da banda de rodagem em relação à largura e o tamanho do aro.

Por exemplo, um pneu 170/70 R14 tem 170 milímetros de largura, 70% disso (129 milímetros) de altura de banda de rodagem e aro 14.

Já a calibragem é indicada por números como 2.1/30 e 2.1/31, onde o primeiro número (2.1) representa a pressão medida em BAR, um sistema comumente utilizado na Europa. O número seguinte indica a pressão em PSI (pound per square inch), sistema usado no Brasil. No exemplo dado, 2.1 BAR equivale a 30 PSI. 

Nesse caso, a informação da calibragem pode ser conferida dentro da tampa do combustível, ou até mesmo próximo da porta do motorista, a depender do veículo e marca.

Viu como o Marcos e o Léo estavam certos? Sem ao menos ver o carro, já sabem qual a calibragem ideal. Eles também ressaltam que a calibragem ideal deve ser feita no tempo mais frio possível. Se for de manhã ou fim de tarde é melhor, porque o calor pode influenciar no comportamento dos pneus. 

Mas você precisa entender informações, fazer a calibragem ideal e ajustá-la para garantir melhor desempenho e segurança na estrada.

Ainda assim, é importante consultar o manual do proprietário para saber a pressão correta para os pneus do veículo.

Como calibrar pneu no posto de gasolina?

Geralmente no centro automotivo, o condutor recebe o auxílio dos profissionais, mas e nos postos? É possível calibrar nos postos, uma vez que são mais acessíveis.

Mas você nem sempre encontra o calibrador ou o compressor não está bem aferido, o que pode dificultar a calibragem correta. 

Se não tiver outra forma, siga as instruções:

  1. Digite o número da pressão desejada no visor do calibrador e acione a ferramenta;
  2. Retire a tampa da válvula do pneu;
  3. Se houver, aperte a trava na ponta do calibrador;
  4. Encaixe a mangueirinha do calibrador na válvula do pneu;
  5. Aguarde o apito do equipamento indicando a pressão ideal;
  6. Retorne a tampa da válvula ao pneu.
calibrar pneu

Posicione bem o bico do compressor e aguarde o apito. Foto: Freepik

Você vai gostar: 10 dicas para economizar com a manutenção do seu carro (a 8 é pouco lembrada)

O que ocorre com pneu abaixo da calibragem 

De acordo com o especialista, um pneu mal calibrado tem uma vida útil menor. Ele “meio que murcha” no meio e as partes laterais sofrem atrito com a roda, desgastando a borracha.

Além disso, há um aumento sensível no gasto de combustível e reduz a aderência com a pista, principalmente se estiver molhada. 

Não se esqueça do elemento x (o passo 7)

O elemento x aqui é o estepe. Muitas vezes calibramos todos os pneus e esquecemos ele. Acontece que ele fica escondido e pode perder o ar e quando precisar dele, pode ser que tenha uma surpresa desagradável.

Portanto, sempre que for calibrar, dê uma olhada no equipamento e verifique se ele também precisa de atenção. 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA