Como aproveitar melhor os recursos CarPlay ou Android Auto do carro

Android Auto
Veja algumas dicas para você utilizar os sistemas Apple CarPlay e Android Auto (Foto: Divulgação/Jeep do Brasil)

Os sistemas de entretenimento estão disponíveis nos automóveis desde a década de 1930. No começo, o grande destaque era o Rádio FM. Nos anos seguintes, eles foram se adaptando e ganhando novos recursos. Ou seja, chegaram aos poucos o leitores de CD, o Navegador GPS e o Bluetooth.

Hoje em dia, boa parte deles foram agregadas as centrais multimídias. Além disso, é possível emparelhar o smartphone na tela das mesmas e usar seus aplicativos favoritos, Pensando nisso, o Garagem360 traz algumas dicas de como aproveitar melhor os recuros do Apple CarPlay ou Android Auto do carro.

Vale lembrar que eles são os principais sistemas operacionais disponíveis do mercado. Assim, com o crescimento do uso de celulares inteligentes, é impossível viver sem eles.

Dicas para usar os recursos dos smarts com mais eficiência. Foto: fio de vida

Confira as dicas de como aproveitar melhor os recursos CarPlay ou Android Auto do carro

Não Perturbe

Começamos a lista com uma dica para quem não quer se incomodado durante o trajeto com aquele monte de mensagens ao mesmo tempo. Muito comum nos celulares, a função “Não Perturbe” pode ser encontrada em ambos os sistemas. Ele faz com que as notificações desapareçam durante o trajeto.

No CarPlay, por exemplo, você pode encontrá-lo no menu de configurações. Já no Android Auto, ele só está disponível nos smartphones da linha Pixel e é chamado de “Modo Carro“.

Encontre mais aplicativos

Foto: Divulgação/Chevrolet

Uma das vantagens dos smartphones em geral é que você pode baixar diversos aplicativos. Eles podem ser úteis tanto para o entretenimento dos passageiros quanto para ajudar os motoristas. Dentre elas, destaque para aqueles que servem para:

  • Navegação GPS
  • Música
  • Comunicação (mensagens instantâneas e telefone, por exemplo)
  • Podcast

E você poderá encontrar todos eles nas lojas de aplicativos de cada sistema. No caso do Android, ela se chama “Play Store”. Enquanto isso, a da Apple leva o nome da marca: Apple Store”. Normalmente, elas são encontradas na tela inicial do sistema.

Aproveitando melhor os recursos CarPlay ou Android Auto!

Captura de tela

Precisa tirar uma foto de alguma informação mostrada na central multimídia e não tem outro celular para fazer isso? A melhor solução para isso é fazer a captura de tela do celular. Esse item também é bastante comum nos celulares.

Para quem usa um Iphone, o método é o mesmo para fazer um print da tela do celular. Ao segurar o botão liga e desliga ao mesmo tempo, você irá tirar um print dos dois dispositivos.

Já no Android, você precisa entrar no aplicativo do Android Auto. Em cima da tela, terá um espaço escrito “Android Auto”. Recomenda-se que você clique nele ao menos dez vezes. Depois, é só entrar na opção Configurações do desenvolvedor (nos três pontinhos ao lado esquerdo) e clicar em “Compartilhar captura de tela agora”.

Personalize as telas iniciais

Android Auto
Foto: Divulgação/Fiat

Nada como deixar tudo com a sua cara não é mesmo. Pensando nisso, ambos os sistemas possuem um modo para que você personalize a tela inicial. Neles, você pode escolher quais aplicativos irão aparecer como os principais.

Aproveite e veja os modelos de carros compatíveis com o CarPlay!

Obtenha ajuda do do seu passageiro

Cuidado! Uma das regras básicas de convivência no trânsito é não usar o celular enquanto dirige. Você pode pagar multas e causar acidentes graves. Por isso, na hora de usar os sistemas de infoentretenimento, pare o veículo em um lugar seguro.

Caso esteja com mais alguém a bordo, peça para ele/ela manusear os aplicativos para você.

Conheça seu carro

Android Auto
Foto: Divulgação/Chevrolet

Este item vale para a dica anterior também. Com o avanço da tecnologia, os carros passaram a contar com dispositivos para você não tirar a atenção do trânsito. O principal deles é o volante multifuncional. Ele serve para o condutor fazer a troca de músicas e atender o telefone enquanto dirige.

Outra saída pode ser as assistentes sociais. No Apple CarPlay, a famosa Siri é quem faz o serviço. Enquanto isso, o Google Assistant faz parte do sistema Android Auto. Antes de sair de casa, é sempre bom saber se elas estão configuradas.

Lembre-se de onde você estacionou

Android Auto
Foto: pixabay.com

Exclusivo no CarPlay, o Apple Maps traz uma função bastante útil. É muito comum irmos ao shopping ou ao supermercado e esquecer onde o carro está parado. Mas se você tem um Iphone, você pode configurar o aplicativo acima para lembrar de onde você estacionou.

Caso você tenha usado o sistema antes de sair do veículo, você utilizar a função “Mostra Local Estacionado“. Você pode usar o campo de busca do app e colocar “Carro estacionado”.

Personalize a aparência

Sabe aquela sua foto favorita de uma viagem ou da família? Então, do mesmo modo que você pode escolher as aplicações mostradas, você pode definir o papel de parede. Sem falar do tema escuro. Ele está disponível nos dois sistemas.

Atalhos

Por fim, outra dica para não tirar a atenção do trânsito. É  possível selecionar alguns aplicativos específicos para serem utilizados pelas assistentes pessoais. Por meio de comandos de voz, você pode escolher uma faixa de reprodução (aplicativos de música), o destino (aplicativos de mapas) e, até mesmo, mensagens para serem lidas pela assistente.

 

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde abril de 2021. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar