Como agir em casos de suspeita de irregularidades na obtenção da CNH

Entenda porque taxas têm valores diferentes para a primeira CNH
(Imagem ilustrativa)

Na última terça-feira (11/01), o Detran – SP registrou ocorrência no 7 º Distrito Policial de São José dos Campos (SP). De acordo com o Departamento, o motivo foi uma acusação em relação a um  instrutor de trânsito que teria cobrado uma taxa irregular e indevida (propina) de uma candidata da prova prática para tirar a primeira CNH. Mas, como agir nesses casos? Veja as orientações do Detran – SP.

Confira todas as informações da nova CNH 2022
Foto: imagem ilustrativa

Como agir em casos de suspeita de irregularidades na obtenção da CNH

Primeiramente, o Detran – SP esclarece que tanto o Departamento de São Paulo quanto de outros Estados, não solicitam nenhum valor para o candidato realizar o exame prático ou qualquer outra etapa para a obtenção da CNH. Assim, as taxas cobradas são fixas e cobradas pelo Detran de cada estado. Por exemplo, são valores relativos ao exame médico, psicológico e emissão do documento. Os valores podem variar, de acordo com cada distrito do País.

Portanto, de acordo com as instruções do Detran – SP, quando um cidadão desconfia de alguma ilegalidade nos exames, é possível fazer denúncia. No caso de São Paulo, no Disque Denúncia: 181. Além disso, a ocorrência pode ser feita online, por meio do canal Web Denúncia. O serviço é da Secretaria de Estado da Segurança Pública e o sigilo é absoluto. Também, é possível, no caso do Estado de São Paulo, fazer a manifestação por meio do portal do Detran, na Ouvidoria.

Para demais Estados, acesse o site do Detran, sendo que os respectivos endereços são: www. detran(Sigla do Estado).gov.br

Conheça os valores da CNH em SO bem como as taxas do Detran
(Foto: JornalNH)

Você pode se interessar também por: CNH 2022, IPVA e DPVAT – reveja as alterações para esse ano

“É nosso papel fiscalizar qualquer indício de fraude ou irregularidade. Por isso sempre reforçamos a recomendação para que o cidadão denuncie e contribua neste enfrentamento. Para isso, atuamos com cada vez mais rigor para que situações como estas não se repitam”, afirma o diretor-presidente do Detran – SP, Neto Mascellani, sobre o caso mencionado no início da matéria e que está sob instauração de processo administrativo.

Veja também:

IPVA 2022 MAIS CARO! Por que o valor do imposto aumentou tanto neste ano?

 

Via Detran – SP

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Erica Franco
Erica FrancoJornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar