Como adquirir carro para CNPJ e microempresário com desconto

Quem tem CNPJ ou é MEI tem direito a comprar carro por um valor mais em conta. Trata-se de um incentivo do governo para dar um “up” em quem pega no pesado todos os dias. Para ajudar um pouco mais, preparamos este post para você entender como adquirir carro para CNPJ e microempresário com desconto.

Como adquirir carro para CNPJ e microempresário com desconto?

Um passo a passo é bem simples:

  • Verifique os requisitos – cada marca possui seus próprios critérios para a venda direta (venda entre empresas). Na maioria delas só precisa ter o CNPJ válido, mas dependendo do modelo é necessário se enquadrar em alguns requisitos, como atividade, faturamento e tempo de mercado. 
  • Escolha o modelo – o passo seguinte é avaliar os carros que atendem suas necessidades, seus preços e se o desconto vale a pena. Muitas vezes, as montadoras oferecem versões topo de linha e nem sempre é um bom negócio, principalmente para quem precisa de um modelo mais básico. 
  • Documentação – para formalizar a compra será necessário alguns documentos (lista abaixo). 
  • Negociação – assim como qualquer outra negociação, é importante pesquisar preços (mesmo entre as concessionárias da marca), assim como as condições para encontrar a melhor opção. 

De quanto é o desconto para CNPJ?

Empresas constituídas ou mesmo MEI (Micro Empreendedor Individual) têm direito a adquirir um carro zero km com descontos de até 30%. Essa redução se dá pelo abatimento do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), concedido na venda direta. 

Na prática esse valor varia de 2,5% a 30% de acordo com o fabricante, finalidade e quantidade de veículos na compra. 

Um veículo utilitário geralmente apresenta um desconto maior em relação a um carro de passeio.  O Fiat Ducato Maxicargo, por exemplo, é vendido a R$ 251.990,00 para pessoa física e R$ 221.990 para pessoa jurídica – 11,9% de desconto. 

Fiat Ducato Maxicargo – Foto: Divulgação

Veja aqui a ficha técnica completa do Fiat Ducato Maxicargo.

Quais os documentos exigidos para comprar carro com CNPJ?

Usamos como base a documentação da Fiat, são eles:

  • Cartão CNPJ;
  • Quadro societário simplificado, disponível na Receita Federal (ou declaração que comprove quem são os administradores, emitida no máximo 30 dias da data do pedido) 
  • Se Filial: apresentar o QSA da Matriz.
  • Se MEI: Certificado da Condição de Microempreendedor Individual.
  • Se EIRELI: apresentar o Requerimento de Empresário.
  • Documento de identificação (RG, CPF, CNH, Passaporte, etc). 
  • Procuração se o comprador não for sócio ou proprietário da empresa. 
Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Fechar
Sair da versão mobile