Comer bombom de licor ou usar antisséptico bucal dá interferência no teste do bafômetro?

Comer bombom de licor ou usar antisséptico bucal dá interferência no teste do bafômetro? Esses são alguns dos muitos mitos que circulam sobre o que pode interferir no resultado do teste, gerando dúvidas e confusões. 

Nós do Garagem360, fizemos este pequeno post para esclarecer se usar antisséptico bucal ou outros truques realmente funcionam para evitar a detecção de álcool.

Comer bombom de licor ou usar antisséptico bucal dá interferência no teste do bafômetro? Foto: Freepik
Comer bombom de licor ou usar antisséptico bucal dá interferência no teste do bafômetro? Foto: Freepik

 

Comer bombom de licor ou usar antisséptico bucal dá interferência no teste do bafômetro?

Mito, uma vez que o bafômetro detecta a concentração de álcool no ar alveolar, que é o ar que sai dos pulmões, e não apenas na boca. Ou seja, se o condutor não tiver ingerido bebida alcóolica, não será detectado com esses produtos. 

Quando o condutor come um bombom de licor ou usa antisséptico, o álcool fica presente apenas na mucosa bucal e some rapidamente. 

Assim, não adianta argumentar que só comeu um bombom de licor pouco antes de ser pego na blitz. O máximo que vai acontecer é do agente sugerir que faça um bochecho com água quente e aguardar alguns minutos para fazer o teste. 

Fazer bochecho com água ou mascar chiclete ajuda a baixar o nível de álcool no sangue?

Mito! Quaisquer medidas ou receitas caseiras para mascarar o odor não funcionam. Após ingerido, o álcool leva até 10 horas para que o álcool não seja detectado no sangue. 

É possível “enganar” o bafômetro comendo alimentos como pão com manteiga ou café?

Mito! Não existe nenhum alimento que seja capaz de eliminar o álcool do organismo. O único método eficaz para reduzir o nível de álcool no sangue é esperar o tempo necessário para que o corpo o metabolize.

O bafômetro pode apresentar resultados falsos positivos?

Não. O bafômetro é um equipamento testado, preciso e confiável. 

É possível se recusar a fazer o teste do bafômetro?

Sim, mas não é recomendado. A recusa é considerada infração da Lei Seca, assim como ser “pego no bafômetro”. A multa é de R$ 2.934,70, além da suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo.

Nem uma latinha de cerveja pode?

Não há níveis seguros para qualquer quantidade de bebida alcoólica aceitáveis, nem mesmo uma latinha de cerveja “das pequenas”. 

Dirigir sob a influência de álcool pode trazer sérias consequências, portanto não arrisque: Se for beber, não dirija uma latinha sequer.

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar