Combustível por Delivery? Serviço é autorizado pelo TRF do RJ; entenda

Delivery de combustível
Delivery de combustível (Foto: Pixabay)

Os serviços de entrega a domicilio, o famoso delivery, facilitou muito a vida de todos nós em diversos setores, em especial o de entrega de comida. Além disso, o nicho ganhou mais visibilidade em meio à pandemia.

Bem como foi o responsável por tirar do desemprego muitos brasileiros que foram demitidos devido aos cortes orçamentários nas empresas entre 2020 e 2021, ou até mesmo para quem deseja fazer uma renda extra.

delivery de combustível
Foto: Freepik

A praticidade e o conforto do tipo de trabalho permitem que aquilo que você precisa, chegue até você de forma simples e rápida. Mas já pensou fazer isso com o combustível? É o que está acontecendo no Rio de Janeiro e já tem o apoio de pessoas como o ministro da economia, Paulo Guedes.

RJ autoriza delivery de combustível

Segundo o portal de economia FDR, o serviço de entrega de combustível encontra-se em fase de testes em três bairros do Rio de Janeiro.

Dito isso, imagine aquela situação de pane seca, que, por algum motivo não deu tempo de chegar ao posto e você está longe de qualquer outro. Talvez essa solução fosse a mais prática para você resolver o problema, certo?

Um dos maiores defensores da expansão do aplicativo de delivery de combustível é o ministro da Economia Paulo Guedes. Ele acredita que com a expansão do aplicativo o valor médio do combustível nas bombas dos postos pode ser reduzido devido à concorrência.

Como funciona?

Ainda segundo o portal, o serviço é bem similar aos aplicativos de entrega de comida, como o iFood e o UberEats, por exemplo. Além disso, a modalidade já é uma realidade em países como a Inglaterra, os EUA e Canadá.

Delivery de combustível
A modalidade permite pedir combustível através de App (Foto: Pixabay)

Aproveite e veja: os Estados brasileiros com os maiores e menores preços da gasolina

ANP estabelece algumas normas para o delivery de combustível

Acontece que, desde o aumento desenfreado do valor do combustível, seja o etanol, a gasolina e até o diesel, diversas propostas surgiram a fim de brecar os valores atuais. Entre eles, as emendas que já relatamos por aqui, como a autorização de bombas de autoatendimento em postos de combustível e o uso de diesel por carros de passeio.

Dessa forma, a Agência Nacional de Petróleo (ANP), desenvolveu algumas normas para que o serviço de delivery de combustível seja aprovado de forma segura para todos, tanto para quem compra, quanto para quem vende. Afinal trata-se do deslocamento de um produto altamente inflamável.

Entre as normas sugeridas pela Agência estão:  

– A empresa que desejar ter o aplicativo, obrigatoriamente deve ter um posto de combustível físico;

– O aplicativo só pode funcionar dentro do município ao qual o posto se encontra;

– Somente gasolina e etanol podem ser comercializados através do aplicativo;

– O veículo responsável por transportar os produtos pode carregar no máximo dois mil litros de combustível.

O Aplicativo já funciona desde 2019 sem a aprovação da ANP

Se você se surpreendeu com a ideia inovadora, saiba que a modalidade está ativa desde 2019 sem a aprovação da ANP. Esse seria mais um motivo para a aprovação, uma vez que já está em funcionamento, basta estabelecer algumas regras e aprovar.

Delivery de combustível
Foto: Freepik

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar