Combustível mais seguro? Fiscalizações em postos garantem qualidade para motoristas
Uma das maiores preocupações dos condutores está voltada à compra de um combustível mais seguro, considerando os diversos golpes aplicados nos postos de gasolina.
Com isso em mente, o Governo de São Paulo adota uma medida que promete diminuir a incidência desse tipo de situação, gerando um grande impacto no setor em questão.
Acompanhe o Garagem360 e entenda todos os detalhes!
Governo de São Paulo adota medita para garantir combustível mais seguro
Como é de conhecimento geral, um dos maiores desafios quando o assunto é abatecimento de veículos é justamenta a garantia de um combustível mais seguro, tendo em vista os diversos golpes aplicados no setor.
Dessa forma, o Governo de São Paulo decidiu implementar uma série de regulamentações mais rígidas para postos de combustíveis e distribuidoras, visando reduzir a venda de produtos adulterados e garantir maior segurança para os consumidores.
Para melhor entender, o governo intensificou a inspeção nos postos de combustíveis em todo o estado, empregando tecnologias avançadas para testes de qualidade e pureza do combustível no momento da entrega e venda.
Segundo as informações divulgadas, essas inspeções são realizadas de surpresa e com o auxílio de laboratórios móveis equipados para detectar qualquer adulteração imediatamente.
Além de aumentar a frequência das inspeções, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo implantou um sistema de monitoramento eletrônico que conecta diretamente os tanques dos postos à uma central de controle.
Esse sistema verifica a qualidade do combustível em tempo real, além de monitorar os volumes vendidos e relação aos volumes entregues pelas distribuidoras, o que combate a sonegação de impostos e a adulteração de produtos.
Veja ainda mais detalhes: Nova bateria para carro híbrido promete carga no mesmo tempo de um abastecimento de combustível comum
Postos agora recebem notificação quanto à sonegação de impostos
Ainda quanto ao combate à sonegação de impostos, os postos de gasolina do Estado de São Paulo estão sob uma nova regulamentação que os obriga a se responsabilizar solidariamente pelos impostos devidos sobre o combustível que vendem.
Isto é, se uma distribuidora for pega em atos de sonegação, os postos que adquiriram combustível dela também poderão ser penalizados. Essa medida visa coibir a colaboração, mesmo que indireta, com empresas que não cumprem as obrigações fiscais.
Por fim, o objetivo dessas medidas é de reduzir a incidência de fraudes fiscais e garantir que o mercado de combustíveis opere de forma justa e transparente.
Aproveite para conferir: Qual SUV híbrido oferece melhor custo-benefício? Análise completa dos top 5 modelos de 2025