Combustível do futuro? Biodiesel faz Brasil ter imensa vantagem

Você já ouviu falar em combustível do futuro? Bem, basicamente, estamos falando de um biodiesel que surge como um aliado poderoso para a sustentabilidade, e coloca o Brasil à frente neste tópico.

De forma mais clara, com a forte tendência – e necessidade – da busca por fontes de energia mais limpas e sustentáveis, o país obtém grande destaque por ser uma potência verde, o que abre portas para grandes inovações.

Acompanhe o Garagem360 e entenda isso melhor!

O que é o novo combustível do futuro?

O novo biodiesel, chamado de combustível do futuro, representa uma inovação significativa na busca por alternativas energéticas mais limpas e sustentáveis não só para o Brasil, mas para o mundo.

Basicamente, esse biocombustível, extraído principalmente de fontes renováveis como óleos vegetais e gorduras animais, oferece uma série de vantagens ambientais, principalmente a redução drástica nas emissões de gases causadores do efeito estufa. 

De forma mais detalhada, tudo acontece através do processo chamado transesterificação, onde óleos vegetais ou gorduras animais são convertidos em ésteres e glicerol, utilizando um álcool (geralmente metanol) e um catalisador (como hidróxido de sódio ou potássio).

A partir disso, os ésteres formados são o biodiesel, enquanto o glicerol é um subproduto. No entanto, os processos ainda podem envolver matérias-primas alternativas ou tecnologias inovadoras para melhorar a eficiência, reduzir custos ou minimizar impactos ambientais.

Para exemplificar, é possível optar pelo uso de óleos de resíduos ou algas, bem como a implementação de catalisadores mais eficazes ou métodos que reduzem a formação de subprodutos indesejados.

Aproviete para conferir: Conheça o novo combustível que pode mudar o futuro dos carros no Brasil

O combustível do futuro é realmente funcional?

A Amaggi, uma das maiores empresas brasileiras no setor de agronegócio, realizou testes para comprar a eficiência do combustível. Basicamente,  a empresa iniciou um projeto para produzir biodiesel a partir do óleo de soja, um subproduto da esmagadora de soja da empresa.

O objetivo era utilizar esse biodiesel para abastecer a frota da própria empresa, fechando o ciclo de produção de maneira sustentável. Os testes foram realizados na usina de biodiesel da empresa em Lucas do Rio Verde, Mato Grosso.

Os testes incluíram o uso de biodiesel B100, ou seja, 100% biodiesel, em maquinários agrícolas e veículos pesados. A empresa relatou sucesso nos testes, com mais de 25 mil horas de operação de motores funcionando exclusivamente com biodiesel sem necessidade de alterações nas máquinas. 

Foto: Freepik

Por que o Brasil obtém vantagem no assunto?

Resumidamente, como já dito, o Brasil se destaca como uma potência verde, o que garante uma vantagem única no cenário global de produção de biodiesel. 

Para melhor entender, tudo isso se deve a uma combinação de fatores geográficos, climáticos e de desenvolvimento agrícola, afinal, estamos falandode um país com uma das maiores biodiversidades do mundo, repleta de recursos naturais abundantes.

Por fim, o Brasil ainda tem uma história consolidada quando o assunto é inovação em biocombustíveis, a começar pelo programa Proálcool nos anos 1970 e evoluindo para tecnologias avançadas em biodiesel.

Fique por dentro: Veículo elétrico ou a combustão? App te ajuda a escolher

ASSISTA AGORA
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Veja mais ›
Fechar